Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

8ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

01.10.07, Rita




De 3 a 15 de Outubro, a Festa do Cinema Francês regressa a Lisboa (Cinema São Jorge e Instituto Franco-Portugais), Porto (Cinema Cidade do Porto), Coimbra (Teatro Gil Vicente), Faro (SBC Forum Algarve), Almada (Fórum Municipal Auditório) e Évora (Auditório Universidade de Évora) na sua 8ª edição.


Além dos filmes em estreia recupera-se “On Connaît la Chanson” de Alain Resnais e outros, como “Alice et Martin” de André Téchiné, “India Song” de Marguerite Duras, “RRRrrrr!!!” de Alain Chabat ou “Histoire de Marie et Julien” de Jacques Rivette, poderão ser (re)vistos na RTP 2.


FILMES EM EXIBIÇÃO:




ANNA M. , de Michel Spinosa (2007, 1h46)

com Isabelle Carré, Gilbert Melki, Anne Consigny

Anna, uma jovem mulher doce e reservada que sofre de psicose delirante, convence-se de que o Dr. Zanevsky a ama, depois de ter tomado umas palavras suas, anódinas e estritamente profissionais, por uma paixão tácita. Nada poderá demover Anna M. da sua convicção de ser a eleita deste médico de conduta irrepreensível. E quanto mais ele negar, resistir ao seu assédio, tentar fugir dela, mais Anna implorará, convencida de que está a ser posta à prova, rejeitada por sentimento de culpa.




AVIDA, de Benoît Delépine e Gustave Kervern (2006, 1h23)

com Benoît Delépine, Gustave Kervern, Velvet

Um surdo-mudo e dois viciados em quetamina falham o rapto do cão de uma multimilionária voluptuosa, que aproveita para os obrigar a realizar as suas últimas vontades.








L'AVOCAT DE LA TERREUR, de Barbet Schroeder (2007, 2h15)

com Jacques Vergès, Béchir Boumaza, Hans-Joachim Klein

Comunista, anticolonialista, de extrema-direita? Que convicções guiam Jacques Vergès? Barbet Schroeder procura elucidar o "mistério". No início da carreira do enigmático advogado: a guerra da Argélia e Djamilah Bouhired, a pasionaria que encarna o desejo de liberdade do seu povo. Jacques Vergès abraça, então, a causa anticolonialista e casa-se com Djamilah. Em seguida, desaparece durante oito anos. Quando regressa, Vergès defende terroristas de todos os quadrantes (Magdalena Kopp, Anis Naccache, Carlos, .) e monstros históricos como Klaus Barbie. De casos escaldantes em explosões terroristas, Barbet Schroeder percorre os meandros seguidos pelo "advogado do terror" até aos confins do político e do judiciário.




BACKSTAGE, de Emmanuelle Bercot (2005, 1h55)

com Emmanuelle Seigner, Isild Le Besco, Noémie Lvovsky, Valéry Zeitoun

Lucie, adolescente, consagra-se a uma cantora famosa, Lauren Waks, artista secreta e inacessível, cujas fotos tapam as paredes do seu quarto. É assim que ela escapa a uma vida morna na província com a mãe e o irmão mais novo. Até o dia em que um imprevisto vai permitir à jovem entrar na intimidade da sua ídolo . Mergulha então com inocência, numa relação passional com a artista dos seus sonhos. Mas tentando torná-la feliz, Lucie pensa num projecto delirante.




LES CHANSONS D'AMOUR, de Christophe Honoré (2007,1h40)

com Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Brigitte Roüan

Ismaël é um jovem de trinta anos. Vive em Paris com a namorada Julie. Trabalha todos os dias até tarde na redacção de um jornal sem tempo sequer para ir ao cinema com ela. Os dias passam, sempre iguais... Para apimentar as suas vidas, Julie convida Alice a partilhar a cama deles. Mas este equilíbrio vai ser perturbado por um acontecimento inesperado...




COEURS, de Alain Resnais (2006, 2h05)

com Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier, Pierre Arditi, Jaura Morante, Isabelle Carré

Thierry, agente imobiliário, faz os possíveis para encontrar uma casa para Nicole e Dan, um casal de clientes muito exigentes. Na agência, Charlotte, sua colaboradora, empresta-lhe a cassete de um programa de variedades religiosas que ela adora e com o qual Thierry fica profundamente perturbado. A irmã mais nova de Thierry, Gaëlle, procura secretamente o amor, chegando ao ponto de recorrer a anúncios. Para assegurar o turno da noite, Lionel recorre a uma auxiliar domiciliária benévola para cuidar de seu pai, Arthur, um velho doente e rabujento. É Charlotte que se apresenta. E, assim, o movimento de uma personagem pode mudar o destino de outra, sem para tal conhecê-la ou sequer cruzar-se com ela.




DIALOGUE AVEC MON JARDINIER, de Jean Becker (2006, 1h50)

com Daniel Auteuil, Jean-Pierre Darroussin, Fanny Cottençon, Elodie Navarre

Um pintor parisiense quarentão bastante famoso regressa ao centro da França profunda para tomar posse da casa da sua juventude. O casarão tem em volta um terreno bastante grande, mas o pintor não tem nem a vontade nem o talento necessários para o tratar. É um antigo colega da primária, que perdera de vista e que volta assim a encontrar miraculosamente, que será o jardineiro. O pintor descobre nele um homem que, primeiro, o intriga e, depois, o maravilha, com a franqueza e a simplicidade do seu olhar sobre o mundo.




ENSEMBLE C'EST TOUT, de Claude Berri (2007, 1h37)

com Audrey Tautou, Guillaume Canet, Laurent Stocker, Françoise Bertin

O encontro de quatro destinos cruzados, que vão acabar por se aproximar, conhecer, amar, viver debaixo do mesmo tecto. Camille faz limpezas em escritórios à noite e desenha nas horas vagas. Philibert, um jovem aristocrata apaixonado por História, tímido, emotivo e solitário, vive num grande apartamento que pertence à família. Franck é um cozinheiro viril e meigo que adora a avó, Paulette, uma velha senhora frágil e divertida. Juntos vão aprender a suavizar as dúvidas e as mágoas para avançarem e realizarem os seus sonhos.


GRADIVA, de Alain Robbe-Grillet (2006, 1h58)

com Arielle Dombasle, James Wilby, Dany Verissimo, Farid Chopel

Um jovem crítico de arte inglês, John Locke, instala-se nas ruínas de um antigo palácio perto de Marraquexe, onde trabalha na redacção de um livro sobre o orientalismo pictórico e, em especial, sobre o tema da mulher como objecto: objecto de arte, objecto erótico, objecto de amor louco. A pretexto de lhe arranjar esboços autênticos executados por Delacroix em Marrocos, um falsário leva John para uma cilada em que irá ser acusado do crime sexual cometido por outro.




L'INVITÉ, de Laurent Bouhnik (2006, 1h26)

com Daniel Auteuil, Valérie Lemercier, Thierry Lhermitte, Hippolyte Girardot

Cinquenta anos, há três no desemprego e com os subsídios a diminuir. Gérard já esgotou todos os recursos, quando surge uma oportunidade de emprego na Indonésia. Para lograr os favores do novo patrão, Gérard convida-o para jantar em sua casa. Erro fatal! Apavorada com a ideia de não estar à altura, a mulher, Colette, implora a Alexandre, um vizinho, que os ajude. Guru da comunicação, Alexandre aceita o desafio e, em vinte e quatro horas, dá um novo visual ao casal. Casa, decoração, estilo de vida, ementa do jantar, roupas, cultura geral... Nada lhe escapa! Reviravoltas, golpes de teatro, gaffes e imprevistos. De tudo acontece até que, com os nervos em franja e uma angústia enorme, o casal abre finalmente a porta ao convidado.




JE CROIS QUE JE L'AIME, de Pierre Jolivet (2007, 1h30)

com Vincent Lindon, Sandrine Bonnaire, François Berléand, Kad Merad

Lucas, um rico empresário de 43 anos, solteiro, acaba de passar por um profundo desgosto de amor. Conhece então Elsa, de 38 anos, uma bela ceramista famosa, a quem encomendou um fresco para decorar o átrio da empresa. Irresistivelmente atraído por ela, Lucas vai tentar conquistá-la. No entanto, apesar de ser muito hábil nos negócios, sente-se completamente inseguro no amor. Por isso, decide incumbir o detective privado da empresa de descobrir por que estranho motivo é que esta bela mulher ainda está solteira. Mas se Elsa descobre, coitado do Lucas...




LAGERFELD CONFIDENTIAL, de Rodolphe Marconi (2007, 1h46)

com Karl Lagerfeld, Nicole Kidman, Caroline de Monaco

Rodolphe Marconi propõe-se desvendar o mistério Lagerfeld, nunca à sua revelia, mas sim com respeito, admiração, discrição e sensibilidade. Ao longo de mais de cento e cinquenta horas de filmagens, Rodolphe Marconi, que partilhou literalmente a vida de Karl Lagerferd, revela com o seu olhar de cineasta o dia-a-dia da estrela: a preparação de uma criação, as entrevistas, o trabalho como fotógrafo e pintor, a livraria de livros de arte, Chanel, Fendi, Lagerfeld Gallery, as mulheres mais belas do mundo, as actrizes, as estrelas de todo o planeta.




MAUVAISE FOI, de Roschdy Zem (2006, 1h28)

com Cécile de France, Roschdy Zem, Pascal Elbé, Jean-Pierre Cassel

Clara é judia, Ismaël é árabe. Formam um casal feliz e harmonioso. Quando Clara descobre que está grávida, é o dia mais feliz das suas vidas. Está tudo bem.








MICHOU D'AUBER, de Thomas Gilou (2005, 2h04)

com Gérard Depardieu, Nathalie Baye, Mathieu Amalric, Samy Seghir

Estamos em 1960, no contexto conturbado dos "acontecimentos" da Argélia. Messaoud, 9 anos, vive em Aubervilliers. Com a mãe doente, o pai vê-se obrigado a colocá-lo numa família de acolhimento. Gisèle vive na região do Berry com o marido, Georges, um antigo militar. Para acolher Messaoud, Gisèle decide ocultar a sua identidade perante a população da aldeia, mas também perante Georges. Messaoud torna-se então Michel, "Michou", e é com esta identidade que vai descobrir a França profunda. Mas a mentira de Gisèle acabará por ser descoberta.




MON COLONEL, de Laurent Herbiet (2007,1h51)

com Olivier Gourmet, Robinson Stévenin, Cécile de France, Charles Aznavour, Bruno Solo, Eric Caravaca

1995, Paris. Raoul Duplan, um coronel reformado, é encontrado em casa com uma bala na cabeça. Uma carta anónima é enviada aos investigadores: "O coronel morreu em Saint-Arnaud". 1957, Saint-Arnaud, Este da Argélia. Um jovem oficial jurista, Guy Rossi, inicia funções junto do coronel Duplan. A máquina dos poderes especiais e da tortura institucionalizada põe-se tranquilamente em marcha fazendo do jovem jurista um carrasco e acabando por apanhar Duplan quarenta anos mais tarde.




NAISSANCE DES PIEUVRES, de Céline Sciamma (2007, 1h25)

com Pauline Acquart, Louise Blachère, Adèle Henel, Serge Brincat

Ao assistir por acaso a um espectáculo de natação sincronizada, Marie tem uma verdadeira epifania. A jovem de 15 anos desenvolve uma obsessão pela disciplina, mas esse desejo parece esconder outro: Marie, fascinada pela sensual Floriane, começa a segui-la, entra no seu universo solitário e acaba por se apaixonar. Na solidão dos seus quartos, as duas jovens de 15 anos não são o que pensamos. Se as primeiras vezes são inesquecíveis, é porque não têm leis.




NUE PROPRIÉTÉ, de Joachim Lafosse (2006, 1h30)

com Isabelle Huppert, Jérémie Renier, Yannick Renier

Divorciada, Pascale vive numa antiga quinta restaurada com os filhos gémeos - François e Thierry - jovens adultos incapazes de tomarem conta de si próprios. Quando a mãe decide vender a casa de família, os irmãos apercebem-se de que vão ter de viver uma vida de adultos e opõem-se violentamente à venda. A sua relação fusional transforma-se, então, numa guerra fratricida, sob o olhar impotente da mãe.




ODETTE TOULEMONDE, de Eric-Emmanuel Schmitt (2006, 1h44)

com Catherine Frot, Albert Dupontel

Odette Toulemonde não tem objectivamente nada para ser feliz, mas é. Balthazar Balsan tem tudo para ser feliz, mas não é. Odette, uma quarentona desastrada entre um filho cabeleireiro amoroso e uma filha encalhada na puberdade, sonha agradecer a Balthazar Balsan, o seu autor favorito, a quem - pensa ela - deve o optimismo. O escritor parisiense, rico e sedutor, vai irromper na sua vida de forma inesperada. História do encontro cómico e atribulado de dois náufragos atípicos que tudo separa...




ON CONNAÎT LA CHANSON, de Alain Resnais (1997,2h)

com Sabine Azéma, Pierre Arditi, André Dussollier, Lambert Wilson, Agnès Jaoui, Jane Birkin

Simon ama secretamente Camille. Devido a um malentendido, esta apaixona-se por Marc Duveyrier, agente imobiliário e patrão de Simon. Marc tenta vender um apartamento a Odile Lalande, irmã de Camille. Odile está decidida a comprá-lo apesar da desaprovação silenciosa do marido, Claude. Este tem dificuldade em suportar o regresso, após longos anos de ausência, de Nicolas. Nicolas, velho amigo de Odile, torna-se confidente de Simon. Os diálogos são, em parte, excertos de êxitos da canção francesa, que se substituem às vozes dos actores.




PAS SUR LA BOUCHE, de Alain Resnais (2003, 1h55)

com Sabine Azéma, Isabelle Nanty, Audrey Tautou, Pierre Arditi, Daniel Prévost, Lambert Wilson

Durante uma estadia nos Estados Unidos, Gilberte Valandray casou-se em primeiras núpcias com um americano, Eric Thomson. O casamento falhou, mas como a união não foi registada no Consulado francês, nunca chegou a ser reconhecida em França. De regresso a Paris, Gilberte casa com Georges Valandray, um rico industrial. Este, para quem só há felicidade conjugal quando se é o primeiro marido da mulher, é escrupulosamente mantido na ignorância do casamento com Eric Thomson. Só a irmã de Gilberte, Arlette Poumaillac, ainda solteira, conhece o segredo. Mas o que aconteceria se, por pura coincidência, Georges Valandray iniciasse uma relação de negócios com esse Eric Thomson e ficassem amigos?




PERSÉPOLIS, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (2007, 1h35)

vozes de: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian

Teerão, 1978: Marjane, de oito anos, pensa no futuro, sonhando ser profeta salvadora do mundo. Acarinhada por pais modernos e cultos, acompanha com exaltação os acontecimentos que irão conduzir à revolução e provocar a queda do regime do Xá. Com a implantação da República islâmica, tem início o tempo dos "comissários da revolução" que controlam indumentárias e comportamentos. Marjane, obrigada a usar véu, sonha agora ser revolucionária. No entanto, a sua língua bem afiada e a sua rebeldia tornam-se problemáticas. Enviada para Viena pelos pais, Marjane vive, aos catorze anos, a sua segunda revolução: a adolescência, a liberdade, as vertigens do amor, mas também o exílio, a solidão e a diferença.




PODIUM, de Yann Moix (2004, 1h30)

com Benoît Poelvoorde, Jean-Paul Rouve, Julie Depardieu, Marie Gaillard

Nome: Bernard Frédéric. Profissão: Claude François, cantor de sucesso dos anos 70. Sósia Professional, flanqueado pelas suas quatro coristas, a sua ambição é ganhar o concurso televisivo dos sósias. Ao lado do seu amigo e produtor músical Couscous, sósia do cantor Michel Polnareff, mergulha com deleite nesse universo fútil, correndo o risco de perder a mulher, o filho e a sua própria identidade.




LE QUATRIEME MORCEAU DE LA FEMME COUPEE EN 3, de Laure Marsac (2006, 1h10)

com Laure Marsac, Denis Podalydès, Claire Borotra, Alexia Strési, Gisèle Casadesus

Louise Coleman, uma trintona cheia de vitalidade, está a aprender a conduzir. Apesar de desejar profundamente consegui-lo, Louise tem, com a vida quotidiana e material e, consequentemente, com os automóveis, as dificuldades de uma sonhadora, que nunca se adapta verdadeiramente ao mundo que a rodeia...




QUI M'AIME ME SUIVE, de Benoît Cohen (2005, 1h40)

com Mathieu Demy, Romane Bohringer, Julie Depardieu, Eléonore Pourriat, Fabio Zenoni

Aos 35 anos, Maxime Maréchal, médico brilhante, leva uma vida pacata entre a mulher advogada, os amigos que o admiram e uma família satisfeita. Até ao dia. em que conhece Chine, uma cantora vai provocar o electrochoque que todos tanto temiam. Max decide dizer adeus à carreira para criar um grupo de rock, retomando um antigo sonho de juventude. Na sua corrida desenfreada, irá arrastar toda a gente à sua volta, transtornando completamente a vida de uns e de outros.




LE SCAPHANDRE ET LE PAPILLON, de Julian Schnabel (2007, 1h52)

com Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Patrick Chesnais

A 8 de Dezembro de 1995, um acidente vascular brutal mergulhou Jean-Dominique Bauby, jornalista e pai de duas crianças, num coma profundo. Ao acordar, todas as suas funções motoras estão deterioradas. Sofrendo do que a Medicina denomina locked-in syndrome , não consegue mexer-se, falar, nem sequer respirar sem assistência. Neste corpo inerte, apenas um olho mexe. E esse olho passa a ser a sua ligação com o mundo, com os outros, com a vida. Pisca-o uma vez para dizer "sim" e duas para dizer "não". Com o olho, indica as letras do alfabeto, formando palavras, frases, páginas inteiras... Com o olho, escreve este livro "O escafandro e a borboleta", cujas frases memorizou todas as manhãs, durante semanas, antes de as ditar...




SERKO, de Joël Farges (2005, 1h40)

com Aleksei Chadov, Jacques Gamblin, Marina Kim

No princípio do Inverno de 1889, Dimitri, montando no Serko, um pequeno cavalo cinzento, abandona as margens do rio Amour, situado nos confins orientais do Império Russo. Após extraordinárias peripécias, chega à corte do Tzar, em Saint-Petersbourg. Tendo percorrido mais de 9.000 quilómetros em menos de 200 dias, o jovem cavaleiro e a sua montada realizaram uma das mais fantásticas proezas equestres de todos os tempos.




U, de Serge Elissalde (2005, 1h15)

vozes de: Vahina Giocante, Isild Le Besco, Marie-Christine Orry, Jean-Claude Bolle-Reddat, Bernadette Lafont

Um licorne chamado U vem em auxílio de Mona, uma menina desesperada com a crueldade dos pais adoptivos. O tempo vai passando, Mona cresce e transforma-se numa bela adolescente sonhadora e muito preocupada com a sua aparência. Um dia, chega a este país imaginário uma família de músicos barulhentos e extravagantes e, entre eles, o sedutor Kulka.




LA VIE PRIVÉE, de Zina Modiano (2006, 1h15)

com Ouassini Embarek, Darry Cowl, Claire Nadeau, Aurélien Recoing, Marie Modiano

Sofiane, um jovem com cerca de vinte anos, vai de férias com a mãe para o palácio dos Mellifond, no centro do Pays Noir. A ideia é espairecer, pois acabou de perder a avó que o criou. Nos três dias da estadia, Sofiane vai viver acontecimentos que o vão mudar para sempre.






Mais detalhes em http://www.festadocinemafrances.com.



* Sinopses retiradas do site oficial







































































































































































1 comentário

Comentar post