Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Disturbia **

15.08.07, Rita

Realização: D.J. Caruso. Elenco: Shia LaBeouf, Sarah Roemer, Carrie-Anne Moss, David Morse, Aaron Yoo, Jose Pablo Cantillo, Matt Craven, Viola Davis. Nacionalidade: EUA, 2007.





Kale (Shia LaBeouf) é um adolescente que após agredir o seu professor de espanhol é condenado a três meses de prisão domiciliária. Uma pulseira electrónica impede-o de se afastar do perímetro da sua casa. Quando a sua mãe (Carrie-Anne Moss) lhe retira o acesso aos seus passatempos habituais (videojogos, televisão, iTunes), Kale vê-se submergido num mar de isolamento e tédio. Pouco mais lhe resta fazer do que observar a vizinhança, na companhia do seu amigo Ronald (Aaron Yoo). Felizmente, os subúrbios americanos (o termo suburbia é distorcido no título) são profícuos em jovens atraentes como Ashley (Sarah Roemer) e em homens tenebrosos como Mr. Turner (David Morse).


A primeira metade de “Disturbia” dá-nos a conhecer Kale e o seu mundo, sendo alimentada pela incógnita da sua relação com Ashley. A segunda metade sustém-se à conta da crescente paranóia dos jovens em relação a Mr. Turner e da sua ambiguidade.


O filme de D.J. Caruso (“The Salton Sea”, 2002) alterna frequentemente entre a clara culpabilidade e a presumível inocência. É este jogo de adivinhas que mantém o nosso interesse, apesar das soluções encontradas reportarem a outras referências cinematográficas de superior e incomparável qualidade, como “Rear Window” de Alfred Hitchcock, “The Shining” de Stanley Kubrick, ou “Blair Witch Project” de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez.


Mas após todos esses jogos (onde as emoções dos espectadores são manipuladas sem grande pudor), e apesar do efeito susto consideravelmente eficaz – especialmente graças à perturbante interpretação de David Morse, que, sem exageros, poderia substituir facilmente Anthony Hopkins em sequelas de Hannibal Lecter – as revelações surgem cedo demais e o final de “Disturbia” acaba por ser bastante previsível.


Uma nota final de interesse pela prestação do jovem Shia LaBeouf (“Bobby”), que poderemos ver brevemente na nova aventura de Indiana Jones.















3 comentários

Comentar post