Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

La Faute à Fidel ****

17.07.07, Rita

Realização: Julie Gavras. Elenco: Nina Kervel, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet, Mar Sodupe. Nacionalidade: Itália / França, 2006.





Anna de la Mesa (Nina Kervel) é uma criança de 9 anos, burguesa e avessa à mudança. Infelizmente para ela, está-se na década de 70 e o seu universo seguro é abalado com a chegada da sua tia Marga (Mar Sodupe), fugida da Espanha franquista. Após uma viagem ao Chile, as tendências comunistas dos seus pais, Fernando (Stefano Accorsi) e Marie (Julie Depardieu), começam a pôr em causa o status quo de Anna. Fernando envolve-se pessoalmente na eleição de Salvador Allende, enquanto Marie deixa de fazer artigos para a Marie Claire e começa a escrever um livro sobre a interrupção voluntária da gravidez.


O pequeno apartamento da família de la Mesa, antes uma vivenda com jardim, passa a ser o centro de reunião dos “vermelhos e barbudos”, epíteto dado por uma ama cubana de Anna e François (Benjamin Feuillet), o seu irmão mais novo. Para Anna, a gota de água chega quando os pais decidem que ela interrompa as aulas de catequese no colégio de freiras que frequenta.


A primeira longa-metragem da filha do realizador Costa-Gavras (“Le Couperet”) é um ‘coming of age’ que se reveste da dose certa de ingenuidade e raiva que acompanha todos os processos de crescimento. Lemos no rosto de uma expressiva Nina Kervel todas as dores psicológicas e inquietudes que a assaltam, mas lemos também no brilho do seu olhar o entendimento gradual do mundo que a cerca e a descoberta dos valores de partilha e de espírito de equipa.


O olhar de Gavras sobre o desenvolvimento intelectual da sua protagonista é atencioso e sensível, é feito com a mesma entrega que os pais de Anna têm às suas convicções e aos seus filhos, não isentos de alguma irresponsabilidade, e com a mesma curiosidade de Anna, não isenta do egoísmo característico da idade.


O argumento adaptado por Gavras e Arnaud Cathrine do livro "Tutta colpa di Fidel" de Domitilla Calamai, aborda as consequências que as opções paternas de toda a ordem, desde políticas a morais, têm sobre a formação dos filhos e de como estes, de forma diferente, assimilam essas lições. “La Faute à Fidel” questiona, com humor, a educação e o militantismo, lembrando-nos do poder imenso que a família pode ter como estrutura emocional.