Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

VII Encontros de Viana – CINEMA E VÍDEO

24.05.07, Rita

Na secção competitiva PrimeirOlhar dos VII Encontros de Viana, finalizados no passado dia 13, o prémio oficial foi atribuído ex aequo aos filmes “Rockumentário” de Sandra Castiço e “Bom Dia, Noite”, de Rui Costa. O prémio PrimeirOlhar - Cineclubes coube ao filme “Minotauro” de Patrícia Leal.



“ROCKUMENTÁRIO”, de Sandra Castiço




Kaló, Filipe, Calhau e André personificam o rock’n’roll que define os Bunnyranch, uma das mais estimulantes bandas portuguesas, surgidas do contexto rock’n’roll que caracteriza Coimbra. Com apenas quatro anos de vida, um EP e um CD lançados, contam já com actuações em Espanha, Holanda, Inglaterra e por todo o Portugal. O seu som incaracterístico e explosivo, aliado à sua postura em palco são as marcas da banda. É acompanhando de perto os quatro, na sua relação com os amigos, a música e cidade que nos apercebemos que são a sua atitude, carisma e estilo de vida que os distingue, fazendo deles uma banda promissora. Os Bunnyranch parecem imparáveis. No entanto, algo vai acontecer e mudará a banda para sempre.




“BOM DIA, NOITE”, de Rui Costa


“Bom Dia, Noite” é um filme que penetra no mundo do trabalho da força de elite de limpeza da cidade do Porto: os cantoneiros de limpeza do turno das 20h30. Quem são estes homens que correm atrás do camião? Como trabalham?




“MINOTAURO”, de Patrícia Leal




O labirinto não tem de ser resolvido, tem de ser explorado. Mas quem foi Minotauro? Minotauro vivo um jogo de milhares de reflexos do próprio corpo e da sua sombra, que se reproduzem no infinito. O ilusório de qualquer tentativa de fuga… um monstro com cabeça de touro e corpo humano, mantido prisioneiro num labirinto de espelhos. Lá fora esperam os humanos que externam os sentimentos e emoções que ele poderia sentir: amor, felicidade e infelicidade, medo e tormento. Mas que, dada a sua natureza, ele não pode sentir. E nós, por quem torcemos?