Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Re-cycle *

18.05.07, Rita

T.O.: Gwai wik. Realização: Oxide Pang Chun e Danny Pang. Elenco: Angelica Lee, Lawrence Chou, Siu-Ming Lau, Qiqi Zeng. Nacionalidade: Tailândia / Hong Kong, 2006.





Os realizadores de “The Eye” (2002) trouxeram aquela que foi a especial desilusão dos filmes do Fantasporto que passaram por estes dias no Quarteto, em Lisboa. Deixei-me seduzir pela superficialidade do prémio de Melhores Efeitos Especiais mas, de facto, este filme pouco mais é do que um exercício técnico visual.


Ting-Yin (Angelica Lee) é uma bem sucedida escritora que, depois do êxito da sua obra romântica, resolve enveredar pela temática sobrenatural. A urgência para terminar o seu novo livro “Re-cycle”, e o reaparecimento de um antigo namorado, provocam uma forte pressão psicológica em Ting-Yin, que começa a sentir-se ameaçada por uma estranha presença.


Enquanto os realizadores se mantêm no espaço fechado da casa de Ting-Yin, a sua eficácia é razoável, com bons movimentos de câmara e um uso dos efeitos sonoros que criam a tensão necessária. Infelizmente, isso dura pouco tempo. Assim que se saem de casa e se adentram no mundo interior de Ting-Yin, o argumento desfaz-se em cenas que se amontoam sem outro sentido que não seja o de se superarem visualmente.


A heroína desta história desperta tão pouca empatia que no momento do clímax dramático, com as lágrimas a escorrerem-lhe esteticamente pela cara, se ouve um riso sonoro em toda a plateia, tamanho é o ridículo de toda a história. No final, resta uma mensagem moralista que apenas consegue ter um efeito oposto a si mesma. Talvez haja obras que, simplesmente, não deviam ganhar vida.