Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Ausentes **

11.05.07, Rita

Realização: Daniel Calparsoro. Elenco: Ariadna Gil, Jordi Mollà, Nacho Pérez, Omar Muñoz, Mar Sodupe. Nacionalidade: Espanha, 2005.





Apesar do prémio de Melhor Actriz Selecção de Cinema Fantástico na edição deste ano do Fantasporto para Ariadna Gil (“El Laberinto del Fauno”), “Ausentes” é uma obra que falha ao seu nível mais básico, o do argumento da autoria de Ray Loriga (“El Séptimo Día”) e Elio Quiroga.


Julia (Ariadna Gil) é uma executiva desempregada que acaba de ser recusada para um posto de trabalho com base na sua sobre-qualificação. Seis meses depois, Julia muda-se com o marido, Samuel (Jordi Mollà) e os seus dois filhos, Félix (Nacho Pérez) e Luís (Omar Muñoz) para um condomínio fechado à procura da paz que permita a Julia deixar a medicação a que teve de ser submetida. Mas o que a espera assemelha-se mais a um pesadelo.


A solidão de Julia é marcada desde o início, e desde o seu ponto de vista assistimos a uma perturbação crescente à medida que os seus televisores começam a transmitir as emissões do circuito interno de vigilância, que Julia verifica a ausência de mais vizinhos na urbanização e recebe visitas do fantasma de uma mulher (Mar Sodupe).


Apesar do bom trabalho de câmara de Josep M. Civit, da utilização física da casa para criar momentos de verdadeira tensão e do inquietante acompanhamento musical de Carlos Jean, o filme de Daniel Calparsoro é assustadoramente previsível. O jogo do que “é” e do que “parece ser” é levado ao extremo, manipulando o espectador pelas incongruências a que o confronto com a resolução final, pouco surpreendente e menos satisfatória, conduz.


Resta um interessante subtexto que fica por aprofundar: a família como o inferno do qual nos queremos escapar.



NOTA: Ainda estou para perceber que efeito dramático pretendeu Calparsoro conseguir com uma série de gatos adoráveis...















5 comentários

Comentar post