Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Old Joy ****

27.04.07, Rita

Realização: Kelly Reichardt. Elenco: Daniel London, Will Oldham, Tanya Smith. Nacionalidade: EUA, 2006.





Kurt (Will Oldham, músico também conhecido como Bonnie 'Prince' Billy - e que recomendo vivamente) regressa à sua cidade e convida o seu velho amigo Mark (Daniel London) para dois dias de acampamento perto das nascentes de água quente de Bagby nas Cascade Mountains no Oregon. A cidade mudou, a amizade também e esta parece ser a última oportunidade para recuperar as memórias e as histórias que um dia os uniram. Mark está prestes a ser pai e é um membro activo da sua comunidade. Kurt é o eterno adolescente com pena de si próprio, usufruindo de uma liberdade que lhe começa a pesar. Mark já foi Kurt, e Kurt, apesar de não desejar as prisões de Mark, inveja-o em certa medida.


Eles embrenham-se na montanha como se tentassem regressar às raízes da sua relação, um caminho difícil de encontrar, onde se perdem sem referências. Evitando uma conversa franca sobre o seu passado, a dinâmica emocional entre os dois vai mudando com gestos e olhares cuja interpretação é deixada ao espectador.


Com o ritmo de um passeio de fim-de-semana e a sua luza natural, este é um regresso a um estado mais natural e harmonioso. À medida que se sai da cidade, as notícias da rádio são substituídas pela banda sonora original os Yo La Tengo.


Adaptado pela realizadora Kelly Reichardt e por Jonathan Raymond do conto deste último, “Old Joy” trata da frágeis e mutáveis ligações humanas, da solidão, do remorso, da saudade e do sentimento de perda que vem com a idade adulta. Quem conhecemos hoje poderá ser amanhã um estranho, mas estabelecendo objectivos comuns poderá ser a desculpa perfeita para fazer essa viagem juntos.


E só para esclarecer: “Sorrow is nothing but worn our joy”.















2 comentários

Comentar post