Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Nipon x2

24.04.07, Rita




Confesso que nunca tinha ouvido falar de Shinji Aoyama antes de ver a programação deste IndieLISBOA. Mas confesso também a tentação de descobrir uma obra que é objecto de homenagem. Como os restantes filmes, fiz uma pequena selecção somente pelas sinopses. Dessa, o extenuante calendário obrigou-me a deixar para trás “Embalming” (1999). Fiquei então com “Shady Grove” (1999) e “An Obsession” (1998), que vi em sessão dupla. Um contraste crasso entre dois géneros, a história de amor e o policial introspectivo.



“Shady Grove” conta a história de Rika, abandonada pelo namorado com quem planeava casar. Entre o seu comportamento auto-destrutivo, vazio de orgulho e cheio de ridículo, ela tenta apenas conseguir o seu conto de fadas, mesmo que para isso tenha de recusar um amor sincero.


Apesar de algum poder de observação sobre a natureza humana, as opções de Aoyama são substancialmente previsíveis e demasiado açucaradas. O mesmo já não se pode dizer do olhar da sua câmara, com uma atenção simultaneamente estética e curiosa.





Por sua vez, “An Obsession” pega no filme “Stray Dog” de Kurosawa e dá-lhe um cunho tremendamente noir. Após ser alvejado, um polícia demasiado centrado no seu trabalho perde a sua arma. Sem mulher e sem trabalho, essa arma passa a ser o seu único objectivo. Mas no seu caminho está o amor de dois jovens, um amor sob o intenso teste de contrariedades físicas e psicológicas. Esse homem, tão distante de si mesmo, será o guardião da maior prova de amor.


Um filme que gere com mestria a tensão e as revelações, que retrata os dilemas das suas personagens, sem as julgar, permitindo-lhe fazer as escolhas que, no final, as irão definir. Uma boa surpresa este Aoyama.



“Of course all life is a process of breaking down, but...”
F. SCOTT FITZGERALD