Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

It Happened Just Before **1/2

22.04.07, Rita

T.O.: Kurz Davor Ist Es Passiert. Realização: Anja Salomonowitz. Elenco: Rainer Halbauer, Anna Sparer, Leopold Sobotka, Mag. Gertrud Tauchhammer, Otto Pikal. Nacionalidade: Áustria, 2006.





O filme da austríaca Anja Salomonowitz aborda o tema do tráfico de mulheres de leste. Histórias reais de algumas destas mulheres são contadas através de terceiros – um empregado alfandegário, um barman num bordel, uma vizinha, uma cônsul e um taxista -, pessoas que poderiam ter estado em contacto com estas mulheres nos mesmos locais onde realizam agora as suas actividades quotidianas.


O verdadeiro choque vem do contraste entre essa normalidade e as palavras relatadas de uma realidade que permanece escondida da maioria de nós. Por isso as verdadeiras vítimas permanecem “escondidas”. Mas apesar desta interessante abordagem, o distanciamento que existe entre a história e o actor da mesma, provoca no espectador também um certo afastamento. Porque o que não se vê ― o abuso de falsas esperanças, a exploração, a violência ― continua oculto. E fica-se com a sensação de que o poder do cinema, e do documentário em particular, é sub-aproveitado.