Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

L’Odore del Sangue **

10.01.07, Rita

Realização: Mario Martone. Elenco: Fanny Ardant, Michele Placido, Giovanna Giuliani. Nacionalidade: França / Itália, 2004.





Carlo (Michele Placido) é um escritor na casa dos cinquenta que divide a sua vida entre um apartamento em Roma, partilhado com a sua mulher Silvia (Fanny Ardant), directora de uma galeria, e uma casa no campo, partilhada com Lù (Giovanna Giuliani), a sua jovem amante. Carlo e Silvia vivem, de comum acordo, uma relação sem exclusividade onde a sinceridade impera. Mas o aparente equilíbrio desta cumplicidade agrava-se quando Silvia anuncia a Carlo que também ela arranjou um amante mais jovem. A curiosidade de Carlo sobre esta personagem, que assume um papel cada vez mais importante na vida de Silvia, acaba por ocultar um ciúme que ele próprio não consegue controlar.


A adaptação do livro de Goffredo Parise por Mario Martone é marcada por uma tensão contínua entre personagens cuja crueza verbal e física oculta um profundo medo de perder, e cuja cumplicidade se vai gradualmente transformando num jogo de massacre. De uma forma possessiva e masoquista, Carlo tenta esmiuçar os detalhes da relação de Silvia, num caminho que se adivinha destrutivo.


“L’Odore del Sangue” poderia ter sido um resultado interessante se Martone tivesse conseguido fazer com que nos interessássemos verdadeiramente por estas almas torturadas. Apesar dos fortes actores, somos mantidos demasiado longe das angústias e ansiedades deste casal. O ritmo lento da narrativa também não ajuda.


Nem sempre o racional e o emocional convivem pacificamente no seio de uma relação. E é preciso especial cuidado quando se mudam as regras do jogo. Mas a pior das ilusões é quando nos mentimos a nós próprios sobre os nossos desejos e sobre os nossos medos. Valerá a pena destruirmo-nos a nós mesmos para preservar o amor?