Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Los Nombres de Alicia *

14.12.06, Rita

Realização: Pilar Ruiz-Gutiérrez. Elenco: Ana Moreira, Pep Molina, Gracia Olayo, Santiago Ramos, Pepa López, Héctor Tomás, Carolina Petterson, Aitor Mazo, Toby Harper. Nacionalidade: Espanha, 2005.





Mina (Ana Moreira) chega ao seio da família Setién para dar aulas de inglês aos filhos do casal Juan (Pep Molina) e Marisa (Gracia Olayo). Toño (Héctor Tomás), o filho adolescente, fica encantando com ela, mas Marta (Carolina Petterson), a mais nova, parece intrigada com aquela figura misteriosa. Mina é um pólo de atracção para todos ao seu redor, apenas Marta e o pai parecem perturbados pela sua presença.


A primeira longa-metragem de Pilar Ruiz Gutiérrez, cujo argumento foi co-escrito pela realizadora e por Jorge Goldenberg (“Perder Es Cuestión de Método”), foi inspirado numa notícia vista num jornal, mas à qual foi aplicada uma quantidade enorme de imaginação, mal doseada e muito pouco coerente.


De forma recorrente, Mina envolve-se em jogos de mentiras dos quais não se percebe o motivo, mas que cujo efeito colateral é deixar loucos todos os seres do sexo masculino. De uma forma totalmente forçada surge um paralelismo com o mundo de ilusão do livro ‘Alice no País das Maravilhas’, mas cuja utilidade é muito reduzida.


A actriz portuguesa fetiche de Teresa Vilaverde (“Os Mutantes” - 1998, “Transe” - 2006) ocupa quase todas as cenas, mas o seu forte magnetismo não é de todo suficiente para criar uma história onde ela não existe. Percebemos que o passado de Mina, que surge mais tarde na figura de um ex-namorado, foi atribulado e que ela foge de algo, mas o mistério fica por desvendar, parecendo ser apenas uma ideia sem sumo, apenas para aguentar os espectadores na sala até o filme terminar.


Se fizer um tremendo esforço para ler algo de útil em “Los Nombres de Alicia”, consigo pensar nos temas da sedução como arma para suprir inseguranças e do poder destrutivo do apego. Se ao menos tivessem sido tratados com algum empenho...