Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Alex **1/2

11.12.06, Rita

Realização: José Alcala. Elenco: Marie Raynal, Lyes Salem, Adrien Ruiz, Eric Savin, Liliane Rovère, Caroline Baehr, Gérard Meylan. Nacionalidade: França, 2005.





Da janela de uma casa em ruínas, são atiradas pedras e telhas. Lentamente, a câmara vai-se aproximando desta personagem, cuja a aparência andrógina esconde uma mulher endurecida pela vida. Ela é Alex (Marie Raynal) - também ele um nome sexualmente indeterminado - uma mulher na casa dos 30, que reconstrói a sua vida ao mesmo tempo que renova uma casa, na leve esperança de que o seu filho de 17 anos, Xavier (Adrien Ruiz), que, em criança, ela abandonou aos cuidados do pai, venha viver consigo.


O filme “Alex”, vencedor do prémio CICAE 2005 para melhor realizador na 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, centra toda a sua história em torno desta metáfora, focando os problemas desta mulher com o seu trabalho numa banca do mercado, com os seus amantes, com um filho que a rejeita e com um passado que a magoa.


A ferida profunda que Alex esconde atrás da sua agressividade nunca é totalmente explicada. E a aridez da paisagem montanhosa acaba por ser reflexo da aridez da própria história. Apesar dos impulsos violentos através dos quais Alex se expressa, sejam eles sexuais ou de simples agressividade, esta é uma personagem tremendamente hermética, na qual nem o realizador nos consegue fazer entrar.


Captando cada gesto e cada olhar de Alex, José Alcala filma com lentidão o que é estar-se perdido no mundo, em busca de um sentido. No final, também nós procuramos o sentido de uma história que nos deixa perdidos no vazio, inquietos. Uma janela aberta sugere a possibilidade de um futuro novo. E melhor.