CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA
Domingo, 12 de Novembro de 2006
CineEco 2006 - a digestão



Depois da ressaca chega a digestão: uma referência a alguns dos filmes que me deixaram mais marcas (positivas e negativas).






“Les Réfugiés de la Planète Bleue” / “Os Refugiados do Planeta Azul”, de Jean-Philippe Duval e Hélène Choquette (França e Canada, 2006)

Em todo o mundo, milhões de pessoas são obrigadas a deslocarem-se e a abandonarem as suas casas, por razões ambientais. No Canadá, nas Maldivas e no Brasil, assistimos a casos de terras contaminadas por gases tóxicos ligados à exploração petrolífera, aos efeitos na vida marinha e pesqueira em resultado do aquecimento global, ou o esgotamento das terras provocado pelas monoculturas. As pressões económicas e ambientais sobre as populações rurais forçam o abandono do seu modo de vida tradicional, transformando um grande número de indivíduos em refugiados. Sem um estatuto legal, o número destes refugiados tende a aumentar, superando inclusivamente o dos refugiados políticos.

Para mim, o melhor filme deste festival.






“Wasser unterm Hammer” / “H2O (Água à Venda)”, de Leslie Frank (Alemanha, 2005)

Um importante filme sobre a privatização da água, contrastando a experiência inglesa com a verificada em algumas cidades alemãs. Será legítimo fazer uma exploração com objectivos de lucro de um recurso natural que deveria estar ao alcance de todos visto satisfazer uma necessidade básica das populações? Este filme põe em questão o falacioso argumento de que a gestão privada será sempre mais eficaz que uma gestão pública. O abuso da posição de monopólio que é gerada pela privatização de águas municipais, com despedimentos massivos e aumento exorbitante de preços, raramente parece estar a ser compensada por uma gestão mais eficiente e sustentável de um recurso escasso. Aos lençóis freáticos ingleses, contaminados durante a revolução industrial (e à canalização de Londres da época victoriana), é contraposto o exemplo de Hamburgo, onde a empresa (pública) de águas detém terras importantes em torno da cidade, cedendo-os para exploração agrícola de tipo biológico, no sentido de proteger os lençóis freáticos. Nesta mesma cidade, a opção pela gestão pública ganhou em referendo.






“Gharat”, de Pankas Rishi Kumar (Índia, 2005)

Nas terras de montanha dos Himalais, o sistema de gharat – moinhos que aproveitam a corrente dos cursos de água – permite estabelecer um sistemas económico descentralizado, ao utilizar a energia hidráulica para as culturas dos cereais, do arroz e do algodão, bem como para a produção de electricidade, evidenciando assim o potencial da tecnologia de pequena escala para o desenvolvimento sustentável.






“Gambit”, de Sabine Gisiger (Suiça, 2005)

“Gambit” versa sobre as consequências criminais e sociais de um acidente que teve lugar em Seveso, Itália, e que teve por base objectivos puramente económicos associados a um elevado grau de negligência. Em 1976, um problema mecânico num reactor provoca um derrame de uma dioxina venenosa resultante da produção de triclorofenol. Em 1983, o químico Jorg Sambeth é condenado a 5 anos de prisão, acarretando, como um bode expiatório, as culpas de uma grande organização: Givaudan- Roche, porque “he who pays the piper calls the tune”.






“White Gold – The True Cost of Cotton” / “Ouro Branco – O Verdadeiro Preço do Algodão”, de Sam Cole (Reino Unido, 2005)

Uma belíssima curta-metragem sobre o desaparecimento do mar Aral, no Uzbequistão, em resultado da intensiva cultura do algodão, para a qual são chamadas todas as mãos disponíveis, incluindo as crianças que deveriam estar nas escolas. A mensagem final: “buy your cotton carefully”.

Para ler o relatório da Environmental Justice Foundation e para ver o vídeo, clicar aqui.






“Giovanni e Il Mito Impossibile delle Arti Visive” / “Giovanni e o Mito Impossível das Artes Visuais”, de Gabriele Gismondi & Ruggero Di Maggio (Itália, 2005)

O olhar inocente de um homem de 70 anos, Giovanni, sobre a arte moderna e as suas (im)possíveis interpretações, que ocupa cada canto da sua cidade, Gibellina, Sicília. Em 1968, a Gibellina original foi completamente destruída por um terramoto. Poderá a arte responder às questões filosóficas levantadas pelos desastres natural?

Trailer aqui.






“Kitui Sand Dams” / “Represas de Areia no Kitui”, de Hans Van Westerlaak e Eva Zwart (Holanda, 2006)

No Quénia, a empresa SASOL (Sahelian Solutions Foundations Kenya) promove a construção de represas de areia no rio Kitui. Esta actividade permite a populações com graves problemas económicos ter, por um lado, um trabalho activo, e, por outro, retirar benefícios de uma infra-estrutura que lhes permite combater os efeitos das secas. Um documento a ver, pela utilidade de uma solução pouco dispendiosa e pela extrema necessidade de envolver directamente as populações na resolução dos seus problemas.

Preview aqui.






“Os Herdeiros do Guaraná”, de Rémi Denecheau (França, Brasil, 2005)

O guaraná é um elemento decisivo na economia local de Maués, Amazonas. Os Satéré-Mawé e outros povos indígenas lutam por preservar esta cultura, através de um processo produtivo que respeita os recursos naturais e a biodiversidade, em contraste com a pressão de grandes empresas como a Guaraná Antarctica, actualmente parte do grupo Pepsi Co..




“Bartô”, de Luíz Botosso e Thiago Veiga (Brasil, 2006)

Uma boa metáfora, em animação, sobre o conflito entre homem e natureza, ou melhor, da acção destruidora e despótica do primeiro sobre a segunda.






“El Cerco” / “O Cerco”, de Ricardo Íscar e Nacho Martín (Espanha, 2005)

Na costa de Cádiz, um grupo de pescadores cerca um cardume de atuns à medida que este se aproximam do estreito de Gilbraltar (um ritual mouro denominado “La Almadraba”). Uma curta-metragem que condensa, de forma exímia, uma história de vida e morte, fazendo um bom uso da fotografia sépia e do barulho natural dos peixes para criar tensão.




“Hijos de la Montanã de Plata” / “Os Filhos da Montanha”, de Juan S. Betancor (Espanha, 2005)

“Hijos de la Montanã” fala sobre a dura vida dos mineiros de Potosi, Bolívia, estabelecendo um perturbante paralelismo entre a exploração do recurso natural com a exploração do recurso humano.






“O Pontal de Paranapanema”, de Francisco Guariba (Brasil, 2005)

A zona de Paranapanema serve de exemplo aos conflitos gerados pela posse da terra, desde os tempos da “grilagem” (método pelo qual os documentos que legalizavam a posse de terras eram colocados numa gaveta com grilos para que adquirissem um aspecto envelhecido) até à luta dos movimentos dos sem-terra e a reforma agrária.






“Conflict Tiger” / “O Ataque do Tigre”, de Sasha Snow (Rússia, 2005)

No leste da Rússia as florestas têm vindo a sofrer com a acção do homem. Como resultado da perturbação deste habitat, a sua vida animal tem necessidade de procurar alimento e refúgio fora dos seus novos (reduzidos) limites. Nesta dramatização ficcional, um homem persegue um tigre que já fez mais de uma vítima mortal. Ainda que os mecanismos de tensão pudessem ser mais eficientes, este é importante filme sobre como o homem só se preocupa com os efeitos da sua acção sobre o meio ambiente quando os seus nefastos resultados lhe rugem à porta e de unhas afiadas.






“Ainda Há Pastores?”, de Jorge Pelicano (Portugal, 2006)

Este filme tem a mais valia de uma grande “personagem”, Hermínio, um pastor de de 28 anos de Casais de Folgosinho, Serra da Estrela. Infelizmente, Jorge Pelicano parece apenas se ter dado conta desse facto na sala de montagem, e o filme sofre de uma grande falta de consistência, alternando entre os fortes momentos de um homem cujo maior sonho era ver actuar Quim Barreiros (fica-se na dúvida se, no filme, terá havido ou não manipulação com fins dramáticos para forçar o encontro entre Hermínio e Quim Barreiros, por isso darei o benefício da dúvida) e outras pequenas histórias paralelas, sem ligação à anterior a não ser pelo facto de, também elas tratarem de realidades serranas.

A grande fraqueza deste filme reside, sem sombra de dúvida em tudo o que se relaciona com a narração em off. Começando pelo texto, um conjunto de clichés que rasa o ridículo e o tom excessivamente poético para uma realidade tão nua. Adicionalmente, a voz do radialista Fernando Alves é de tal maneira interpretativa e condescendente que retira a força documental da obra.

O mérito de Pelicano reside no respeito extremo por estas pessoas genuínas. Prova disso foi também a presença de Hermínio no dia de apresentação desta obra no festival. Esta atitude é essencial para fazer bons documentários. A técnica aprende-se e treina-se. Mais informações no blog http://aindahapastores.blogspot.com.






“Doutor Estranho Amor, ou como aprendi a amar o preservativo e deixei de me preocupar”, de Leonor Areal (Portugal, 2004)

É chocante ver o nome de um dos meus filmes preferidos vilipendiado para um documentário com esta falta de bom-gosto e de qualidade. “Doutor Estranho Amor...” começa com um cenário de evento social filmado em tons vermelhos, a péssima captação de som acompanha a tentativa de discernir no escuro uma ou outra pessoa conhecida. Passa-se depois para o acompanhamento de uma Brigada Universitária de Intervenção, ou seja, um grupo de estudantes de medicina que se desloca a escolas secundárias no sentido de divulgar informação sobre comportamentos sexuais saudáveis.

Ignorando completamente o conceito de montagem, esta obra é, no mínimo, alarmista. O seu carácter didáctico é tanto mais assustador quando vemos as (más) técnicas e metodologias pedagógicas usadas por esta equipa para transmitir a sua mensagem. Apelar a jovens desmotivados e com problemas de ordem social e escolar é um desafio imenso e, nesse sentido, há bastante valor neste iniciativa. No entanto, é preciso ter claro que este tipo de soluções não visa acalmar consciências nem fazer simplesmente uso dos orçamentos designados para o efeito. Concentrar esforços e direccioná-los para objectivos concretos pode ser um bom começo. Em “Doutor Estranho Amor...” os assuntos são, na sua maioria, totalmente paralelos, e o tema do preservativo é, no total, abordado apenas um par de vezes.




“Rua 15 - S.João”, de António Barreira Saraiva (Portugal, 2006)

Pegue-se no vosso pior vídeo caseiro, junte-se um assunto apenas relevante para as pessoas que nele entram, exclua-se toda a hipótese de montagem, estenda-se a sua duração com uma infindável cena de dois miúdos a dançar ku-duro, umas outras de pessoas a decorarem as fachadas das suas casas para a noite de S.João e mais umas senhoras desafinadas a cantarem canções típicas. Ah, repita-se estas só para dar um tom mais pitoresco. No final, projecte-se tudo isto na parede de uma das casas para toda a gente que foi filmada se poder ver, e para parecer mesmo que nos importamos com o objecto do documentário. É o suficiente para se ter o pior filme do festival.






realizado por Rita às 16:18
link do post | comentar

Cinefools
RITA, MIGUEL, SÉRGIO, NUNO,
VASCO, LUÍS,
efeitos visuais por S.
Citação

“When morals decline and good men do nothing evil flourishes.”
LEONARDO DICAPRIO (J. Edgar Hoover) in J. EDGAR, de Clitn Eastwood
Banda sonora

PILEDRIVER WALTZ – Alex Turner
in “Submarine” de Richard Ayoade (2010)
Artigos recentes

Dos vícios antigos se faz...

Dos vícios antigos se faz...

Reavivar com música XIV

Reavivar com música XIII

Reavivar com música XII

Dos vícios antigos se faz...

Porque a cultura nunca fe...

E dia 30, no Porto, tudo ...

Reavivar com música XI

Reavivar com música X


NOTÍCIAS

OPINIÕES

Filmes
#
$9.99
(500) Days of Summer
12:08 A Este de Bucareste
127 Hours
13 (Tzameti)
1408
16 Blocks
2 Days in Paris
2046
21
21 Grams
25 Watts
3... Extremos
300
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4ème Morceau de la Femme Coupée en Trois, Le
50/50
5x2
9 Songs

A
À l’Origine
À Tout de Suite
Aaltra
Abrazos Rotos, Los
Adam
Adeus, Dragon Inn
Ae Fond Kiss
Affaire Farewell, L’
Afterschool
Agents Secrets
Agony and the Ecstasy of Phil Spector, The
Ágora
After.Life
Alatriste
Albert Nobbs
Alex
Alexander
Alfie
Alice In Wonderland
All The Invisible Children
Amants Réguliers, Les
American, The
American Gangster
American Splendor
Amor Idiota
Amours Imaginaires, Les
An Education
An Obsession
Ana Y Los Otros
Anche Libero Va Bene
Angel-A
Anges Exterminateurs, Les
Answer Man, The
Anthony Zimmer
Antichrist
Apocalypto
Approaching Union Square
Après Vous...
Arnacoeur, L’
Arsène Lupin
Artist, The
Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, The
Assassination of Richard Nixon, The
Astronaut Farmer, The
Asylum
Atonement
Ausentes
Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec, Les
Aviator, The
Away We Go
Azuloscurocasinegro

B
Baader-Meinhof Komplex, Der
Babel
Babies
Backstage
Ballad of Jack and Rose, The
Banquet, The
Barney’s Version
Basic Instinct 2
Batman Begins
Battle in Seattle
Be Kind Rewind
Bee Movie
Before Sunset
Before the Devil Knows You’re Dead
Beginners
Being Julia
Belle Bête, La
Belleville Rendez-Vous
Big Bang Love, Juvenile A
Big Fish
Birth - O Mistério
Black Swan
Blade Runner
Blindness
Blood Diamond
Blue Valentine
Boat That Rocked, The
Bobby
Body of Lies
Bocca del Lupo, Las
Borat
Born Into Brothels
Bourne Ultimatum, The
Box, The
Boxing Day
Boy in the Striped Pyjamas, The
Boys are Back, The
Brave One, The
Breach
Breakfast on Pluto
Breaking and Entering
Brick
Brokeback Mountain
Broken Flowers
Brothers Bloom, The
Brothers Grimm, The
Brüna Surfistinha
Brüno
Burn After Reading
Butterfly Effect

C
Caché
Caimano, Il
Camping Sauvage
Candy
Canino - Kynodontas
Capitalism: A Love Story
Capote
Caramel
Carandiru
Carlos
Carnage
Carne Fresca, Procura-se
Cartouches Gauloises
Casanova
Casino Jack
Casino Royale
Caos Calmo
Castro
C’est Pas Tout à Fait la Vie Dont J’avais Rêvé
Chamada Perdida, Uma
Changeling
Chansons d’Amour
Chaos
Chaos Theory
Charlie and the Chocolate Factory
Charlie Wilson's War
Che: El Argentino
Che: Guerrilla
Chefe Disto Tudo, O - Direktøren for det Hele
Chico & Rita
Children of Men
Chloe
Choke
City of Life and Death
Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer
Climas - Iklimer
Closer - Perto Demais
Cloudy With A Chance Of Meatballs
Coco Avant Chanel
Cœurs
Coffee and Cigarettes
Coisa Ruim
Cold Souls
Collateral
Collector, The
Combien Tu M’Aimes?
Comme une Image
Concert, Le
Condemned, The
Constant Gardener, The
Control
Copying Beethoven
Corpse Bride
Couperet, Le
Couples Retreat
Crash
Crazy, Stupid, Love.
Crimen Ferpecto
Crimson Gold
Crónicas
Crónicas de Narnia, As
Curious Case of Benjamin Button, The
Curse of the Golden Flower

D
Da Vinci Code, The
Dangerous Method, A
Dans Paris
Darjeeling Limited, The
Dark Knight, The
De Tanto Bater o Meu Coração Parou
Dead Girl, The
Dear Wendy
Death of Mr. Lazarescu, The
Death Proof (S), Death Proof (R)
Debt, The
Deixa-me Entrar
Déjà Vu
Delirious
Departed, The
Descendants, The
Despicable Me
Derailed
Destricted
Dialogue Avec Mon Jardinier
Diarios de Motocicleta
Die Hard 4.0
Disturbia
Do Outro Lado
Don’t Come Knocking
Dorian Gray
Doublure, La
Drama/Mex
Drawing Restraint 9
Dreamgirls
Dreams on Spec
Drive

E
Eamon
Eastern Promises
Easy Rider
Edge of Love, The
Educación de las Hadas, La
Edukadores, Os
Elegy
Elizabeth: The Golden Age
Elizabethtown
En la Cama
Enfant, L’
Ensemble, C’est Tout
Enter The Void
Entre Les Murs
Entre os Dedos
Entre Ses Mains
Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Être et Avoir
Eu Servi o Rei de Inglaterra
Evening
Everything is Illuminated
Exit Through the Gift Shop
Extremely Loud & Incredibly Close

F
Factory Girl
Fahrenheit 9-11
Family Stone, The
Fantastic Mr. Fox
Fast Food Nation
Faute à Fidel, La
Ferro 3
Fighter, The
Fille Coupée en Deux, La
Fille du Juge, La
Fils de L’Épicier, Le
Final Cut, The
Find Me Guilty
Finding Neverland
Fish Tank
Five Minutes of Heaven
Flags Of Our Fathers
Flores de Otro Mundo
Flushed Away
Fountain, The
Forgotten, The
Fracture
Frágeis
Frank Zappa - A Pioneer of the Future of Music Part I & II
Frankie
Freedomland
Fresh Air
Frost/Nixon
Frozen Land

G
Gabrielle
Gainsbourg (Vie Héroïque)
Garden State
Géminis
Genesis
Gentille
George Harrison: Living in the Material World
Get Smart
Gigantic
Ghost Dog - O Método do Samurai
Ghost Town
Ghost Writer, The
Girl From Monday, The
Girl With a Pearl Earring
Girlfriend Experience, The
Go Go Tales
Gomorra
Gone Baby Gone
Good German, The
Good Night, And Good Luck
Good Shepherd, The
Good Year, A
Graduate, The
Graine et le Mulet, La
Gran Torino
Grande Silêncio, O
Gravehopping
Green Lantern
Grbavica

H
Habana Blues
Habemus Papam
Habitación de Fermat, La
Half Nelson
Hallam Foe
Hanna
Happening, The
Happy Endings
Happy-Go-Lucky
Hard Candy
Harsh Times
He Was a Quiet Man
Hedwig - A Origem do Amor
Héctor
Hellboy
Hellboy II: The Golden Army
Help, The
Herbes Folles, Les
Hereafter
History of Violence, A
Hoax, The
Holiday, The
Home at the End of the World, A
Host, The
Hostel
Hotel Rwanda
Hottest State, The
House of the Flying Daggers
How To Lose Friends & Alienate People
Howl
Humpday
Hunger
Hurt Locker, The
Hustle & Flow
I
I Am Legend
I Could Never Be Your Woman
I Don’t Want To Sleep Alone
I Heart Huckabees
I Love You Phillip Morris
I’m Not There
I’m Still Here
Ice Age - The Meltdown
Ice Harvest, The
Ides of March, The
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Illusionist, The
Illusioniste, L’
Ils Ne Mouraient Pas Tous Mais Tous Étaient Frappés
Imaginarium of Doctor Parnassus, The
Immortel (ad vitam)
In a Better World - Hævnen
In Bruges
In Good Company
In Her Shoes
In The Loop
In the Valley of Elah
In Time
Inception
Inconvenient Truth, An
Incredible Hulk, The
Incredibles, The
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
Indigènes - Dias de Glória
Infamous
Informant!, The
Informers, The
Inglourious Basterds
Inland Empire
Inner Life of Martin Frost, The
Inside Man
Intermission
Interpreter, The
Interview
Into the Wild
Introspective
Io Sono L’Amore
Iron Lady, The
Iron Man
Island, The
It Happened Just Before
It Might Get Loud
Ivresse du Pouvoir, L’

J
J. Edgar
Jacket, The
Japanese Story
Jarhead
Je Ne Suis Pas La Pour Être Aimé
Je Préfère Qu’on Reste Amis
Jeux d’Enfants
Jindabyne
Julie & Julia
Juno
Just Like Heaven
Juventude em Marcha

K
Kids Are All Right, The
Kill List
King Kong
King’s Speech, The
Kiss Kiss Bang Bang
Klimt
Knight and DayKovak Box, The

L
Laberinto del Fauno, El
Lady in the Water
Lake House, The
Land of Plenty
Lars and the Real Girl
Last King of Scotland, The
Last Kiss, The
Last Night
Last Station, The
Leatherheads
Letters From Iwo Jima
Levity
Libertine, The
Lie With Me
Life Aquatic with Steve Zissou, The
Life During Wartime
Life is a Miracle
Lions For Lambs
LIP, L’Imagination au Pouvoir, Les
Lisboetas
Little Children
Little Miss Sunshine
Livro Negro - Zwartboek
Left Ear
Lonely Hearts
Long Dimanche de Fiançailles, Un
Lost in Translation
Lou Reed's Berlin
Louise-Michel
Love Conquers All
Love and Other Drugs
Love in the Time of Cholera
Love Song for Bobby Long, A
Lovebirds, The
Lovely Bones, The
Lucky Number Slevin
Luna de Avellaneda
Lust, Caution

M
Machete
Madagascar
Made in Dagenham
Mala Educación, La
Malas Temporadas
Mammuth
Man About Town
Man On Wire
Management
Manuale d’Amore
Maquinista, O
Mar Adentro
Margin Call
Margot at the Wedding
Maria Cheia de Graça
Marie Antoinette
Martha Marcy May Marlene
Mary
Match Point
Me And You And Everyone We Know
Meek's Cutoff
Melancholia
Melinda and Melinda
Memórias de uma Geisha
Men Who Stare at Goats, The
Método, El
Mi Vida Sin Mí
Michael Clayton
Micmacs à Tire Larigot
Midnight in Paris
Milk
Million Dollar Baby
Mio Fratello è Figlio Unico
Moine, Le
Momma’a Man
Moneyball
Monster
Moon
Morning Glory
Mother (Madeo)
Mother, The
Moustache, La
Mozart and the Whale
Mrs Henderson Presents
Mujer Sin Cabeza, La
Munique
Music & Lyrics
My Blueberry Nights
My Week With Marilyn
My Son, My Son, What Have Ye Done
Mysterious Skin

N
Nana, La
Nathalie
Ne Le Dis À Personne
Ne Te Retourne Pas
NEDS
New World, The
Ni pour, ni contre (bien au contraire)
Niña Santa, La
Night Listener, The
Night on Earth
Nightmare Before Christmas, The
Ninguém Sabe
No Country For Old Men
No Reservations
No Sos Vos, Soy Yo
Nombres de Alicia, Los
North Country
Notes on a Scandal
Number 23, The

O
Ocean’s Thirteen
Odore del Sangue L’
Offside
Old Joy
Oldboy
Oliver Twist
Once
Onda, A - Die Welle
Ondine
Orgulho e Preconceito
Orly

P
Pa Negre (Pan Negro)
Painted Veil, The
Palais Royal!
Para Que No Me Olvides
Paradise Now
Paranoid Park
Parapalos
Paris
Paris, Je T’Aime
Passager, Le
Passenger, The (Professione: Reporter)
Patti Smith - Dream of Life
Perder Es Cuestión de Método
Perfume: The Story of a Murderer
Persépolis
Personal Velocity
Petite Lili, La
Piel Que Habito, La
Pink
Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
Planet Terror
Playtime
Please Give
Post Mortem
Poupées Russes, Les
Prairie Home Companion, A
Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire
Prestige, The
Presunto Culpable
Pretty In The Face
Prophète, Un
Promeneur du Champ de Mars, Le
Promotion, The
Proof
Proposition, The
Prud'Hommes
Public Enemies

Q
Quantum of Solace
Quatro Noites Com Anna
Queen, The
Quelques Jours en Septembre
Qui M’Aime Me Suive

R
Rabia
Rachel Getting Married
Raison du Plus Faible, La
Ratatouille
Re-cycle
Reader, The
Red Eye
Red Road
Redacted
Refuge, Le
Religulous
Reservation Road
Reservoir Dogs
Resident, The
Restless
Revenants, Les
Revolutionary Road
Ring Two, The
Road, The
Road To Guantanamo, The
Rois et Reine
Rôle de sa Vie, Le
Romance & Cigarettes
Rubber
Rum Diary, The
S
Sabor da Melancia, O
Safety of Objects, The
Salt
Salvador (Puig Antich)
Samaria
Sauf Le Respect Que Je Vous Dois
Savages, The
Saw
Saw II
Saw III
Scaphandre et le Papillon, Le
Scanner Darkly, A
Science des Rêves, La
Sconosciuta, La
Scoop
Scott Pilgrim vs. The World
Secret Window
Secreto de Sus Ojos, El
Selon Charlie
Sem Ela...
Semana Solos, Una
Señora Beba
Sentinel, The
Separação, Uma - Jodaeiye Nader az Simin
Séptimo Día, El
Séraphine
Seres Queridos
Serious Man, A
Sex is Comedy
Sexualidades - En Soap
S&Man
Shady Grove
Shame
Shattered Glass - Verdade ou Mentira
She Hate Me
Shooting Dogs
Shopgirl
Shortbus
Shrek 2
Shrek The Third
Shrink
Shutter Island
Sicko
Sideways
Silence de Lorna, Le
Silk
Simpsons Movie, The
Sin City
Single Man, A
Sky Captain and the World of Tomorrow
Slumdog Millionaire
Smart People
Social Network, The
Soeurs Fâchées, Les
Soledad, La
Solitudine dei Numeri Primi, La
Somewhere
Son of Rambow
Sonny
Snow
Snow Cake
Spanglish
Spread
Squid and the Whale, The
Star Trek
Still Life
Stop Making Sense
Stranger Than Fiction
Strings
Submarine
Sunshine
Super 8
Sweeney Todd
Syriana

T
Tabloid
Tarnation
Tartarugas Também Voam, As
Taxidermia
Te Doy Mis Ojos
Temps du Loup, Le
Temps Qui Changent, Les
Temps Qui Reste, Le
Temporada de Patos
Teta Asustada, La
Thank You For Smoking
There Will Be Blood
This Is England
This Movie Is Broken
This Must Be The Place
Thirst
Thor
Three Burials of Melquiades Estrada, The
Thumbsucker
Tideland
Tigre e la Neve, La
Time Traveler's Wife, The
Tinker, Tailor, Soldier, Spy
To Take A Wife
Todos os Outros – Alle Anderen
Tonite Let's All Make Love in London
Tournée
Toy Story 3
Transamerica
Transsiberian
Travaux, On Sait Quand Ça Commence
Tree of Life, The
Très Bien, Merci
Três Macacos, Os
Trilogia Lucas Belvaux
Triple Agent
Tristram Shandy: A Cock and Bull Story
Tropa de Elite
Tropa de Elite 2
Tropic Thunder
Tropical Malady
Trust the Man
Tsotsi
Tueur, Le

U
United States of Leland
Unknown
Untergang, Der - A Queda
Up
Up In The Air

V
V For Vendetta
Vacancy
Valkyrie
Valsa com Bashir
Vanity Fair
Vantage Point
Vera Drake
Vers Le Sud
Vicky Cristina Barcelona
Vida Secreta de las Palabras, La
Vidas dos Outros, As (Das Leben der Anderen)
Vie en Rose, La
Village, The
Vipère au Poing
Visitor, The
Viva
Volver

W
Walk Hard: The Dewey Cox Story
Walk the Line
WALL-E
War, Inc.
War of the Worlds
Wassup Rockers
Waste Land - Lixo Extraordinário
Watchmen
What a Wonderful Place
What the #$*! Do We (K)now!?
Whatever Works
When in Rome
Where the Truth Lies
Where The Wild Things Are
Whip It
Whisky
We don’t care about music anyway…
We Dont’t Live Here Anymore
Weisse Band, Das – O Laço Branco
Wide Awake
Wilbur Wants to Kill Himself
Wind That Shakes The Barley, The
Winter’s Bone
Woman Under The Influence, A
Woodsman, The
World, The
World Trade Center
Wrestler, The

X
X-Files: I Want To Believe, The
X-Men: First Class
X-Men Origins: Wolverine

Y
Yo Soy La Juani
Young Adult
Youth in Revolt
Youth Without Youth

Z
Zack And Miri Make A Porno

Zodiac
Arquivo

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Festivais e Prémios
- FANTASPORTO
- FESTROIA
- INDIE LISBOA
- FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO DE LISBOA
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE VILA DO CONDE
- DOCLISBOA
- CINANIMA
- CineECO
- FamaFEST
- FICA
- FESTIVAL DE CINEMA LUSO-BRASILEIRO DE SANTA MARIA DA FEIRA
- fest | FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO JOVEM DE ESPINHO
- CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS
- FESTIVAL DE CANNES
- LES CÉSAR DU CINEMA
- PREMIOS GOYA
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE DONOSTIA - SAN SEBASTIAN
- LA BIENNALE DI VENEZIA
- FESTIVAL INTERNAZIONALE DEL FILM - LOCARNO
- INTERNATIONALE FILMSPIELE BERLIN<
- BAFTA
- LONDON FILM FESTIVAL
- EDINBURGH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
- OSCAR
- SUNDANCE FILM FESTIVAL
- GOLDEN GLOBES
- NEW YORK FILM FESTIVAL
- SAN FRANCISCO FILM FESTIVAL
- TORONTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
- MONTRÉAL WORLD FILM FESTIVAL
- ROTTERDAM INTERNATIONAL FILM FESTIVAL