Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Palais Royal! **

18.10.06, Rita

Realização: Valérie Lemercier. Elenco: Valérie Lemercier, Lambert Wilson, Catherine Deneuve, Michel Aumont, Mathilde Seigner, Denis Podalydès, Michel Vuillermoz, Gisèle Casadesus, Gilbert Melki.. Nacionalidade: França, 2005.





Armelle (Valérie Lemercier), terapeuta da fala e mãe de duas filhas, vê-se obrigada a cumprir as funções de primeira dama de um país fictício cujo rei, pai do seu marido Arnaud (Lambert Wilson), morre acidentalmente. O Príncipe Arnaud é um bon-vivant que assume a sua nova função com a mesma leveza com que se deita com a mulher do seu melhor amigo. mas para Armelle, desajeitada por natureza, o ridículo e a humilhação tornam-se uma constante em todo e qualquer acto oficial. Quando Armelle descobre que o seu marido a engana, não hesita em se vingar dele e de todos os que a obrigam a ser quem não é, nomeadamente da sua sogra (Catherine Deneuve).


“Palais Royal!” é uma comédia de situação bastante banal e sem consequências. Pegando numa série de clichés associados à realeza europeia, nomeadamente a inglesa, e à sua conturbada relação com os media, faz uma sátira que tem o mérito de arrancar um ou outro sorriso, mas nada mais.


Evidenciando as trivialidades idênticas às de qualquer outra família, com um ou outro segredo para dar mais cor, esta sátira à monarquia acaba por ter tonalidades um pouco mórbidas, ao fazer uma clara alusão à trágica morte de Diana.


“Palais Royal!”, cuja exibição na Festa do Cinema Francês contou com a presença da realizadora e protagonista Valérie Lemercier, é um filme que se vê sem sofrimento, com um bom ritmo e uma boa fotografia de James Welland, além de ganhar com um naipe de actores totalmente à vontade no registo cómico. Um intervalo fresco entre sessões, mas que a memória derrete rapidamente.






CITAÇÕES:


“Maman, tu te souviens quand tu était gentille?”