CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA
Sábado, 30 de Setembro de 2006
7ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS




De 4 de Outubro a 21 de Novembro a 7ª edição da Festa do Cinema Francês estará em cartaz por Lisboa (Cinema São Jorge, Instituto Franco-Portugais e Cinemateca), Porto (Cinema Cidade do Porto), Coimbra (Teatro Gil Vicente), Faro (SBC Forum Algarve), Almada (Auditório Fernando Lopes-Graça), Évora (Auditório Universidade de Évora) e Funchal (Teatro Municipal Baltazar Dias).


Além dos 32 filmes em estreia nacional ou absoluta, à semelhança do ano passado haverá uma programação especial na televisão pública, da qual constarão filmes como “La Reine Margot”, “Swimming Pool”, e “Triple Agent”, e onde se inclui a “História dos Cahiers du Cinéma em 20 Filmes”.


Uma boa oportunidade para ver: </font>




13 TZAMETI, de Gela Babluani (2005, 1h33)

com Georges Babluani, Aurélien Recoing, Augustin Legrand


Algures, num lugar recôndito à beira mar, Sébastien, 22 anos, está a reparar o telhado de uma casa. O proprietário morre de overdose depois de ter recebido uma estranha convocação que lhe devia permitir ganhar muito dinheiro. Sébastien pega no envelope e decide tomar o seu lugar. Começa então para ele um percurso atribulado que o irá levar até a um mundo clandestino, assustador, um pesadelo em que homens apostam na vida de outros homens...




ANTONIO VIVALDI, UN PRINCE À VENISE, de Jean-Louis Guillermou (2006, 1h35)
com Stefano Dionisi, Michel Serrault, Diana Fertikh, Annette Schreiber, Delphine Depardieu, Michael Galabru, Christian Vadim, Bernard-Pierre Donnadieu


Antonio Vivaldi, un prince à Venise é o primeiro filme sobre Vivaldi (1678-1741). Não se trata exactamente de uma homenagem “religiosa” ao grande compositor barroco, mas sim de um filme musical e burlesco sobre a vida de Vivaldi. Ordenado padre aos 20 anos, Vivaldi nunca disse uma missa por causa de uma doença incurável e misteriosa. Alcunhado de “Padre Ruivo”, viveu atormentado pela hierarquia religiosa e, especialmente, pelo patriarcado de Veneza que tudo fará para aniquilar a sua vida de músico, impedindo-o sobretudo de compor as suas Óperas.




CALL ME AGOSTINO, de Christine Laurent (2004, 1h45)
com Jeanne Balibar, Hélène Fillières, Martin Wuttke


Hélène, Marianne, duas mulheres apaixonadas... Uma sonha e tem muitas dúvidas. A outra atira-se de cabeça e encontra soluções. Um desafio humano, efémero, irá juntá-las num desgosto que vão decidir parodiar juntas. Quanto a esse Agostino Stone que as seduzio, irá desaparecer do mapa, não sem antes ter deixado as suas marcas de empreiteiro conquistador.




CAMPING SAUVAGE, de Christophe Ali, Nicolas Bonilauri (2005, 1h20)

com Denis Lavant, Isild Le Besco, Pascal Bongard


Um parque de campismo à beira de um lago, durante as férias de Verão. Camille, 17 anos, arrasta o seu tédio, sufocada entre os pais e o namorado. Conhece então Blaise, um quarentão acabado de ser contratado como monitor de vela. Camille e Blaise partilham ambos da mesma insatisfação com a vida, que os aproxima e afasta dos outros. A sua cumplicidade alimenta os rumores de um caso entre os dois, para exaspero de quantos os rodeiam, acabando por desencadear paixões. Lançam-se, então, de corpo e alma, numa perigosa história de amor…




CARMEN, de Jean-Pierre Limosin (2005, 1h40)

com James Thiérrée, Natacha Régnier, Dominique Reymond, Kaori Tsuji, Johan Leysen


Carmen foge do centro de investigação sobre a linguagem, onde nasceu e se tornou uma adolescente esperta e atrevida. Lá fora, descobre o medo, a fome e, sobretudo, a incompreensão dos homens. Acaba numa jaula. Até que um dia, cruza o olhar de um homem. Chama-se Mercier, jovem licenciado à procura do primeiro emprego e prestes a ser pai. Carmen irrompe na vida dele como um escândalo. Mercier vai aprender a conhecer Carmen ao seu justo valor. Carmen é uma jovem bonobo, prima do chimpanzé.




CHANGEMENT D’ADRESSE, de Emmanuel Mouret (2006, 1h25)

com Emmanuel Mouret, Frédérique Bel, Fanny Valette


Recém-chegado a Paris, David, um músico, tímido e desastrado, apaixona-se loucamente pela sua jovem aluna, Julia. E tenta de tudo para a seduzir. A sua amiga Anne, com quem partilha a mesma casa, procura incentivá-lo, dá-lhe conselhos e consola-o… apaixonadamente!






COMBIEN TU M’AIMES?, de Bertrand Blier (2005, 1h35)

com Monica Bellucci, Bernard Campan, Gérard Depardieu


No Pigalle dos cabarés, Daniela é a Beldade profissional. Quando o cliente a vê, fica sem folgo. O cliente acaba de ganhar um prémio chorudo na totolo. Chama-se François. Então, pergunta a Daniela "Quanto é que levas?" e, imediatamente, pede-lhe para ser sua mulher. Daniela aceita... Mas não se deixa assim tão facilmente Charly e o mundo da noite...




DANS PARIS, de Christophe Honoré (2006, 1h32)

Com Romain Duris, Louis Garrel, Joana Preiss


Dans Paris segue as aventuras sentimentais de dois irmãos e vai desenhando o retrato de uma família cuja divisa poderia ser "Ignora a tristeza dos teus".









DUNIA, de Jocelyne Saab (Egipto, 2005, 1h50)

com Hanan Turk, Mohamed Mounir, Mohamed Mounir


Estudante de poesia sufi e dança oriental no Cairo, Dunia procura um sentido para a sua vida e anseia tornar-se bailarina profissional. Num concurso, conhece o sedutor Dr. Beshir, ilustre pensador sufi e homem de letras. Com ele, irá saborear o prazer das palavras nas suas pesquisas sobre o êxtase na poesia sufi, e descobrir, nos seus braços, o prazer dos sentidos. Só que vai ter de lutar contra a tradição, que lhe destruiu a capacidade de sentir prazer, para conseguir libertar o corpo e dançar com a alma.




FAUTEUILS D’ORCHESTRE, de Danièle Thompson (2005, 1h46)

com Cécile de France, Albert Dupontel, Valérie Lemercier


Uma actriz popular que sonha com cinema intimista, um pianista sobredotado que sonha tocar para um público ignorante e ingénuo, um coleccionador que vende numa só noite a obra de toda sua vida, uma jovem provinciana que tenta a sua sorte em Paris, porque a avó lhe disse: "como eu não tinha recursos suficientes para viver no luxo, decidi trabalhar no meio dele." Todas estas personagens e os seus companheiros vão cruzar-se e encontrar-se durante uma noite no Bar des Théâtres, onde irão curar as suas neuroses diante de um café ou de um “bife tártaro com batatas fritas".




FLANDRES, de Bruno Dumont (2005, 1h31)

com Samuel Boidin, Adélaïde Leroux, Henri Cretel


Nos dias de hoje, na região da Flandres, Demester e um punhado de rapazes da terra partem como soldados para um conflito longínquo. Apaixonado pela jovem Barbe, Demester suportava os seus estranhos hábitos e os seus amantes. À espera dos soldados, sozinha na Flandres, Barbe definha. Face a esse conflito, Demester transforma-se em guerreiro. Tragicamente, a guerra irá exacerbar os sentimentos e os laços destes dois seres, levando-os até aos extremos da sua condição.




FRANKIE, de Fabienne Berthaud (2005, 1h30)

com Diane Kruger, Jeannick Gravelines, Brigitte Catillon


Frankie, 26 anos, anjo louro de beleza fria e frágil, acaba de ser internada numa clínica psiquiátrica, onde, pouco a pouco, se vai reconstruindo... O que terá acontecido a Frankie para chegar a este ponto? A sua história é a de uma modelo cuja juventude e beleza já não são o que eram. Vagabunda de luxo, passeia a vida e a bagagem entre hotéis, bares e agências... Num mundo de lantejoulas e hipocrisias, onde reinam a juventude e o efémero, Frankie sente-se deslocada. Desilusão de uma mulher em fim de carreira, que se apercebe da sua imensa solidão... Só com Tom consegue encontrar compreensão, amizade, talvez amor...




GENTILLE, de Sophie Fillières (2004, 1h42)

com Emmanuelle Devos, Lambert Wilson, Bruno Todeschini


Fontaine Leglou é médica anestesista numa clínica psiquiátrica de luxo. Bonita, nos seus 30 anos, ama a profissão e ama Michel, o companheiro com quem vive há já alguns anos. O que leva então Fontaine a ficar sem resposta, quando ele a pede em casamento, incapaz de responder nem SIM, nem NÃO? Porque a perturba tanto esse pedido que deveria deixá-la radiante? Talvez por não ser insensível ao charme de Philippe, um dos seus pacientes, ele próprio médico... Talvez porque Fontaine se sente simultaneamente bastante bem mas também bastante mal... Seja como for, vai ser preciso responder SIM ou NÃO…




ILS, de Xavier Palud e David Moreau (II) (2005, 1h18)

com Olivia Bonamy, Michaël Cohen


Lucas e Clémentine, um casal de franceses expatriados na Roménia, vivem há pouco tempo numa casa isolada nos arredores de Bucareste. Ela é professora de francês e ele é romancista. Mas, uma noite, a sua vida feliz e tranquila vai mudar radicalmente... Lá fora, chove torrencialmente. O telefone toca, ouvem-se vozes longínquas … incompreensíveis. O casal não está sozinho... O pesadelo começa... ELES estão ali...




ILS NE MOURAINT PAS TOUS MAIS TOUS ÉTAINT FRAPPÉS, de Marc-Antoine Roudil e Sophie Bruneau (documentário, 2005, 1h20)

Todas as semanas, uma psicóloga e dois médicos atendem homens e mulheres doentes devido ao trabalho. Quatro pessoas descrevem o seu sofrimento no emprego, durante uma entrevista única. Através da intimidade, da intensidade e da verdade de todos estes dramas vulgares, o filme testemunha a banalização do sofrimento no mundo do trabalho. “Ils Ne Mouraient Pas Tous Mais Tous Étaient Frappés” é um espaço cinematográfico fechado onde ganha corpo e significado uma realidade invisível e silenciosa. O título foi retirado de Animaux malades de la peste, uma fábula de La Fontaine.




JE NE SUIS PAS LÀ POUS ÊTRE AIMÉ, de Stéphane Brizé (2004, 1h33)

com Patrick Chesnais, Anne Consigny, Georges Wilson


Solicitador, 50 anos, coração e sorriso cansados, há muito tempo que Jean-Claude Delsart abandonou a ideia de que a vida possa dar-lhe alegrias. Até ao dia em que empurra a porta de uma aula de tango...







KIRIKOU ET LES BÊTES SAUVAGES, de Michel Ocelot e Bénédicte Galup (animação, 2005, 1h15)

vozes: Pierre-Ndoffé Sarr, Awa Sène Sarr, Robert Liensol


Nem toda a história fora contada... Na sua gruta azul, o avô esclarecia: "A história de Kirikou e a feiticeira era bem curta. Não houve tempo para se contar tudo quanto realizara o pequeno Kirikou e haviam sido belas e louváveis as suas façanhas, algo que não convém esquecer. Pois bem, aqui vai, eu vo-las contarei." E assim, disse-nos como o imaginativo Kirikou se tornou jardineiro, detective, oleiro, vendedor, viajante, médico, e sempre o mais pequeno e destemido dos heróis!




LA FILLE DU JUGE, de William Karel (2004, 1h30)

com Clémence Boulouque, Elsa Zylberstein


Sou filha do juiz Boulouque, do terrorismo, dos anos 80, dos atentados de Paris. E sou órfã de tudo isso. Já ninguém se lembra do meu pai e a vaga de atentados nos anos 80 em Paris confunde-se com todas as demais que se lhe seguiram. (...) Tinha eu 13 anos, quando o meu pai disparou sobre si mesmo, naquela noite de 13 de Dezembro de 1990, e sobre as nossas vidas. Tendo por pano de fundo as tomadas de reféns, os atentados mortíferos em Paris, as pressões políticas, a máquina mediática e judicial, esta é a história de uma menina despreocupada, brutalmente confrontada com as ameaças de morte, com os guarda-costas, com o medo e… uma noite do Inverno de 1990, o desfecho dramático!




LA PETITE JERUSALEM, de Karin Albou (2004, 1h34)

com Fanny Valette, Elsa Zylberstein, Bruno Todeschini


Nos arredores de Paris, em Sarcelles, num bairro chamado «A pequena Jerusalém», numa alusão ao grande número de judeus que lá vivem. Laura, 18 anos, está dividida entre a sua educação religiosa e os seus estudos de filosofia que a entusiasmam e lhe dão uma outra visão do mundo. Enquanto a irmã Mathilde tenta dar um novo impulso ao seu casamento, Laura sucumbe às primeiras emoções amorosas. Este confronto com o desejo vai abalar as suas certezas.




LA RAISON DU PLUS FAIBLE, de Lucas Belvaux (2005, 1h56)

com Eric Caravaca, Natacha Régnier, Lucas Belvaux


A história decorre em Liège, Bélgica, na actualidade. É a história de quatro homens, uma mulher e uma criança que o destino irá juntar. É uma história que começa com o calor. O calor do Verão, o calor de um café onde os homens se juntam para jogar às cartas. É também uma história de pudor, onde só se contam as mágoas quando já é tarde demais. É uma história onde o dinheiro faz falta num lado e é demasiado visível noutro. É a história de pessoas que não podem mais, gastas, exaustas, arrasadas pelo trabalho. É a história de homens que pegam em armas para irem buscar o dinheiro onde ele está, no bolso dos outros, porque pensam que têm esse direito! Uma história sem bons e sem maus. Uma história de fortes e de fracos, onde cada um tem as suas razões, onde cada um escolhe o seu lado. É uma história onde uns morrerão enquanto outros irão sobreviver, mas da qual ninguém sairá ileso…




LA TOURNEUSE DE PAGES, de Denis Dercourt (2006, 1h25)

com Catherine Frot, Déborah François, Pascal Greggory


Apaixonada por piano, Mélanie passa uma audição no Conservatório de Versailles, na presença de uma pianista de renome mundial. Durante a sessão, esta mostra-se tirânica. Traumatizada, Mélanie decide então abandonar o piano. Uns dez anos mais tarde, Mélanie é admitida como estagiária num grande escritório de advogados dirigido pelo Dr. Fouchécourt, marido da mulher que mudou certamente o rumo da sua vida. Pouco depois, o Dr. Fouchécourt contrata-a para sua casa, para tomar conta do filho. O encontro com a Senhora Fouchécourt, que ainda é pianista, decorre às mil maravilhas, já que Mélanie se mostra muito sensível à música e se torna sua leitora vira-páginas…




LE PASSAGER, de Eric Caravaca (2004, 1h25)

com Julie Depardieu, Eric Caravaca, Vincent Rottiers


Thomas acaba de receber a notícia da morte do irmão Richard, que não via há vários anos. Deixa Paris e vai a Marselha para reconhecer o corpo. Recolhe os pertences do irmão e volta para a sua terra natal. Mal chega, regressa à casa onde passou a infância, sem, contudo, ali se demorar muito. Aluga um quarto num hotel dos arredores da cidade. Não há ninguém por aquelas paragens, a não ser Jeanne, a dona do hotel, Lucas, um adolescente que Jeanne recolheu, e Joseph, um velho mecânico. Todos eles conheceram bem Richard. Thomas decide não revelar a sua identidade...




LES ANGES EXTERMINATEURS, de Jean-Claude Brisseau (2006, 1h40)

com Frederic Van Den Driessche, Maroussia Dubreuil, Lise Bellynck


François, cineasta, está a preparar as filmagens de um policial. Nos testes de casting para uma cena de nu, uma actriz revela-lhe o prazer que sente ao transgredir pequenos tabus eróticos. Impelido pelo desejo de trazer algo de novo ao cinema, decide realizar um filme que misture ficção e realidade, em torno daquilo que, inesperadamente, se revela um enigma e um tabu: as pequenas transgressões que dão prazer. A sua pesquisa no campo erótico confronta-o com questões de fundo que, tal como a Ícaro ao aproximar-se do sol, lhe queimarão as asas.




0SS 117 - LE CAIRE NID D’ESPIONS, de Michel Hazanavicius (2005, 1h39)

com Jean Dujardin, Bérénice Bejo, Aure Atika


Egipto, 1955, a cidade do Cairo é um verdadeiro ninho de espiões. Todos desconfiam uns dos outros, toda a gente conspira contra toda a gente: ingleses, franceses, soviéticos, a família do destronado Rei Faruk que aspira recuperar o trono, os Águias de Kheops, seita religiosa determinada a tomar o poder. O Presidente da República Francesa, René Coty, envia a sua mais poderosa arma para restabelecer a ordem naquela barafunda à beira do caos: Hubert Bonisseur de la Bath, conhecido por OSS 117.




PALAIS ROYAL!, de Valérie Lemercier (2004, 1h40)

com Valérie Lemercier, Lambert Wilson, Catherine Deneuve


Uma terapeuta da fala muito simples, mas casada com o filho mais novo do rei e que, contra a sua vontade, ascende a rainha por morte do monarca... E nem sempre a vida das cabeças coroadas é divertida...ou, talvez sim!







PARIS, JE T’AIME (2005, 1h50)


Um filme que aposta no amor. Em vinte bairros de Paris, o amor passageiro, velado, gestualizado, vampirizado, maltratado ou revelado... Paris reinventada por 20 realizadores internacionais.


MONTMARTRE - de Bruno Podalydès
QUAIS DE SEINE - de Gurinder Chadha
LE MARAIS - de Gus Van Sant
TUILERIES - de Joel e Ethan Coen
LOIN DU 16e - de Walter Salles e Daniela Thomas
PORTE DE CHOISY - de Christopher Doyle
BASTILLE - de Isabel Coixet
PLACE DES VICTOIRES - de Nobuhiro Suwa
TOUR EIFFEL - de Sylvain Chomet
PARC MONCEAU - de Alfonso Cuaron
QUARTIER DES ENFANTS ROUGES - de Olivier Assayas
PLACE DES FÊTES - de Oliver Schmitz
PIGALLE - de Richard LaGravenese
QUARTIER DE LA MADELEINE - de Vincenzo Natali
PÈRE-LACHAISE - de Wes Craven
FAUBOURG SAINT-DENIS - de Tom Tykwer
QUARTIER LATIN - de Gena Rowlands (argumento), Gérard Depardieu e Frédéric Auburtin (realização)
14e ARRONDISSEMENT - de Alexander Payne




QUI M’AIME ME SUIVE, de Benoît Cohen (2005, 1h40)

com Mathieu Demy, Eléonore Pourriat, Julie Depardieu


Aos 35 anos, Maxime Maréchal, médico brilhante, leva uma vida pacata entre a mulher advogada, os amigos que o admiram e uma família satisfeita. Até ao dia… em que conhece Chine, uma cantora vai provocar o electrochoque que todos tanto temiam. Max decide dizer adeus à carreira para criar um grupo de rock, retomando um antigo sonho de juventude. Na sua corrida desenfreada, irá arrastar toda a gente à sua volta, transtornando completamente a vida de uns e de outros.




RENAISSANCE, de Christian Volckman (2006, 1h45, animação)

2054 – Uma Paris labiríntica onde tudo o que acontece é controlado e filmado. Ilona Tasuiev, uma jovem cientista invejada por todos pela sua beleza e inteligência, é raptada. Avalon, a empresa onde trabalha Ilona, pressiona Karas, um polícia controverso, especializado nos casos de raptos, para encontrar, o mais depressa possível, a jovem desaparecida. Karas logo se sente perseguido. Definitivamente, não é o único no encalço de Ilona, e os seus perseguidores parecem prontos a tudo para se lhe anteciparem. Encontrar Ilona torna-se então vital: a jovem é o objecto de uma guerra oculta que a ultrapassa; ela é a chave de um protocolo do qual depende futuro da humanidade – o Protocolo Renaissance...




SAUF LE RESPECT QUE JE VOUS DOIS, de Fabienne Godet (2005, 1h30)

com Olivier Gourmet, Dominique Blanc, Julie Depardieu


Aos 40 anos, François tem tudo para ser feliz: uma família, um trabalho, amigos... Porém, dá-se um acontecimento trágico dentro da sua empresa que irá pôr em causa os princípios que até aí regiam a sua vida. Saberá François despertar e recusar o que agora lhe parece intolerável?






SELON CHARLIE, de Nicole Garcia (2005, 1h55)

com Jean-Pierre Bacri, Vincent Lindon, Benoît Magimel


Uma cidade à beira do Atlântico, época baixa. Três dias, sete personagens, sete vidas em movimento, em busca de elas próprias, que se cruzam, se desencontram, se roçam, se chocam e que, ao despedirem-se, nunca mais serão as mesmas.






SUZANNE ET LES VIEILLARDS, de Viviane Candas (2006, 1h32)

com Patrick Bauchau, Jean-Pierre Kalfon, Christine Citti


Desde a morte do filho, Frank e Mado cultivam uma certa forma de desprendimento, uma leveza de viver. Max, um amigo de infância, apresenta-lhes as suas amantes, encontradas através de anúncios, porque pretende voltar a casar. Quando Mado morre subitamente, todo o universo de Frank desmorona. Um dia, num jardim, repara em Suzanne, com a qual já se cruzava há vários meses sem lhe prestar atenção. No início do Verão, apaixona-se por ela. Max vai imediatamente tentar conquistá-la. A rivalidade entre os dois amigos revela-se então algo estrambólica, pois, não há tempo a perder.




VERS LE SUD, de Laurent Cantet (2005, 1h55)

com Charlotte Rampling, Karen Young, Louise Portal


Haiti, início dos anos 80. Um pequeno hotel numa praia paradisíaca. No meio das famílias de turistas, contam-se umas quantas americanas sozinhas: Brenda, uma quarentona moralista; Ellen, professora universitária de francês, com os seus cinquenta anos, e um pouco a rainha do grupo; e Sue, uma avantajada canadiana do Quebeque, muito frontal e cheia de vida. Em torno do hotel gravita um bando de jovens rapazes que trocam os seus encantos e a sua gentileza por alguns favores. Entre eles, Legba, o favorito de Ellen, na frescura dos seus 18 anos, lindo de morrer, que elas ali encontram todos os anos e que vai mudar para sempre as suas vidas.




Mais detalhes em http://www.festadocinemafrances.com.



* Sinopses retiradas do site oficial






realizado por Rita às 12:10
link do post | comentar

1 comentário:
De Pablo Rodrigues Alves Ferreira a 16 de Fevereiro de 2007 às 19:32
Cara fiquei impressionado com a qualidade e as opiniões desse blog, coloquei até no meus favoritos. Abraço pra galera de Portugal.


Comentar post

Cinefools
RITA, MIGUEL, SÉRGIO, NUNO,
VASCO, LUÍS,
efeitos visuais por S.
Citação

“When morals decline and good men do nothing evil flourishes.”
LEONARDO DICAPRIO (J. Edgar Hoover) in J. EDGAR, de Clitn Eastwood
Banda sonora

PILEDRIVER WALTZ – Alex Turner
in “Submarine” de Richard Ayoade (2010)
Artigos recentes

Dos vícios antigos se faz...

Dos vícios antigos se faz...

Reavivar com música XIV

Reavivar com música XIII

Reavivar com música XII

Dos vícios antigos se faz...

Porque a cultura nunca fe...

E dia 30, no Porto, tudo ...

Reavivar com música XI

Reavivar com música X


NOTÍCIAS

OPINIÕES

Filmes
#
$9.99
(500) Days of Summer
12:08 A Este de Bucareste
127 Hours
13 (Tzameti)
1408
16 Blocks
2 Days in Paris
2046
21
21 Grams
25 Watts
3... Extremos
300
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4ème Morceau de la Femme Coupée en Trois, Le
50/50
5x2
9 Songs

A
À l’Origine
À Tout de Suite
Aaltra
Abrazos Rotos, Los
Adam
Adeus, Dragon Inn
Ae Fond Kiss
Affaire Farewell, L’
Afterschool
Agents Secrets
Agony and the Ecstasy of Phil Spector, The
Ágora
After.Life
Alatriste
Albert Nobbs
Alex
Alexander
Alfie
Alice In Wonderland
All The Invisible Children
Amants Réguliers, Les
American, The
American Gangster
American Splendor
Amor Idiota
Amours Imaginaires, Les
An Education
An Obsession
Ana Y Los Otros
Anche Libero Va Bene
Angel-A
Anges Exterminateurs, Les
Answer Man, The
Anthony Zimmer
Antichrist
Apocalypto
Approaching Union Square
Après Vous...
Arnacoeur, L’
Arsène Lupin
Artist, The
Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, The
Assassination of Richard Nixon, The
Astronaut Farmer, The
Asylum
Atonement
Ausentes
Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec, Les
Aviator, The
Away We Go
Azuloscurocasinegro

B
Baader-Meinhof Komplex, Der
Babel
Babies
Backstage
Ballad of Jack and Rose, The
Banquet, The
Barney’s Version
Basic Instinct 2
Batman Begins
Battle in Seattle
Be Kind Rewind
Bee Movie
Before Sunset
Before the Devil Knows You’re Dead
Beginners
Being Julia
Belle Bête, La
Belleville Rendez-Vous
Big Bang Love, Juvenile A
Big Fish
Birth - O Mistério
Black Swan
Blade Runner
Blindness
Blood Diamond
Blue Valentine
Boat That Rocked, The
Bobby
Body of Lies
Bocca del Lupo, Las
Borat
Born Into Brothels
Bourne Ultimatum, The
Box, The
Boxing Day
Boy in the Striped Pyjamas, The
Boys are Back, The
Brave One, The
Breach
Breakfast on Pluto
Breaking and Entering
Brick
Brokeback Mountain
Broken Flowers
Brothers Bloom, The
Brothers Grimm, The
Brüna Surfistinha
Brüno
Burn After Reading
Butterfly Effect

C
Caché
Caimano, Il
Camping Sauvage
Candy
Canino - Kynodontas
Capitalism: A Love Story
Capote
Caramel
Carandiru
Carlos
Carnage
Carne Fresca, Procura-se
Cartouches Gauloises
Casanova
Casino Jack
Casino Royale
Caos Calmo
Castro
C’est Pas Tout à Fait la Vie Dont J’avais Rêvé
Chamada Perdida, Uma
Changeling
Chansons d’Amour
Chaos
Chaos Theory
Charlie and the Chocolate Factory
Charlie Wilson's War
Che: El Argentino
Che: Guerrilla
Chefe Disto Tudo, O - Direktøren for det Hele
Chico & Rita
Children of Men
Chloe
Choke
City of Life and Death
Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer
Climas - Iklimer
Closer - Perto Demais
Cloudy With A Chance Of Meatballs
Coco Avant Chanel
Cœurs
Coffee and Cigarettes
Coisa Ruim
Cold Souls
Collateral
Collector, The
Combien Tu M’Aimes?
Comme une Image
Concert, Le
Condemned, The
Constant Gardener, The
Control
Copying Beethoven
Corpse Bride
Couperet, Le
Couples Retreat
Crash
Crazy, Stupid, Love.
Crimen Ferpecto
Crimson Gold
Crónicas
Crónicas de Narnia, As
Curious Case of Benjamin Button, The
Curse of the Golden Flower

D
Da Vinci Code, The
Dangerous Method, A
Dans Paris
Darjeeling Limited, The
Dark Knight, The
De Tanto Bater o Meu Coração Parou
Dead Girl, The
Dear Wendy
Death of Mr. Lazarescu, The
Death Proof (S), Death Proof (R)
Debt, The
Deixa-me Entrar
Déjà Vu
Delirious
Departed, The
Descendants, The
Despicable Me
Derailed
Destricted
Dialogue Avec Mon Jardinier
Diarios de Motocicleta
Die Hard 4.0
Disturbia
Do Outro Lado
Don’t Come Knocking
Dorian Gray
Doublure, La
Drama/Mex
Drawing Restraint 9
Dreamgirls
Dreams on Spec
Drive

E
Eamon
Eastern Promises
Easy Rider
Edge of Love, The
Educación de las Hadas, La
Edukadores, Os
Elegy
Elizabeth: The Golden Age
Elizabethtown
En la Cama
Enfant, L’
Ensemble, C’est Tout
Enter The Void
Entre Les Murs
Entre os Dedos
Entre Ses Mains
Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Être et Avoir
Eu Servi o Rei de Inglaterra
Evening
Everything is Illuminated
Exit Through the Gift Shop
Extremely Loud & Incredibly Close

F
Factory Girl
Fahrenheit 9-11
Family Stone, The
Fantastic Mr. Fox
Fast Food Nation
Faute à Fidel, La
Ferro 3
Fighter, The
Fille Coupée en Deux, La
Fille du Juge, La
Fils de L’Épicier, Le
Final Cut, The
Find Me Guilty
Finding Neverland
Fish Tank
Five Minutes of Heaven
Flags Of Our Fathers
Flores de Otro Mundo
Flushed Away
Fountain, The
Forgotten, The
Fracture
Frágeis
Frank Zappa - A Pioneer of the Future of Music Part I & II
Frankie
Freedomland
Fresh Air
Frost/Nixon
Frozen Land

G
Gabrielle
Gainsbourg (Vie Héroïque)
Garden State
Géminis
Genesis
Gentille
George Harrison: Living in the Material World
Get Smart
Gigantic
Ghost Dog - O Método do Samurai
Ghost Town
Ghost Writer, The
Girl From Monday, The
Girl With a Pearl Earring
Girlfriend Experience, The
Go Go Tales
Gomorra
Gone Baby Gone
Good German, The
Good Night, And Good Luck
Good Shepherd, The
Good Year, A
Graduate, The
Graine et le Mulet, La
Gran Torino
Grande Silêncio, O
Gravehopping
Green Lantern
Grbavica

H
Habana Blues
Habemus Papam
Habitación de Fermat, La
Half Nelson
Hallam Foe
Hanna
Happening, The
Happy Endings
Happy-Go-Lucky
Hard Candy
Harsh Times
He Was a Quiet Man
Hedwig - A Origem do Amor
Héctor
Hellboy
Hellboy II: The Golden Army
Help, The
Herbes Folles, Les
Hereafter
History of Violence, A
Hoax, The
Holiday, The
Home at the End of the World, A
Host, The
Hostel
Hotel Rwanda
Hottest State, The
House of the Flying Daggers
How To Lose Friends & Alienate People
Howl
Humpday
Hunger
Hurt Locker, The
Hustle & Flow
I
I Am Legend
I Could Never Be Your Woman
I Don’t Want To Sleep Alone
I Heart Huckabees
I Love You Phillip Morris
I’m Not There
I’m Still Here
Ice Age - The Meltdown
Ice Harvest, The
Ides of March, The
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Illusionist, The
Illusioniste, L’
Ils Ne Mouraient Pas Tous Mais Tous Étaient Frappés
Imaginarium of Doctor Parnassus, The
Immortel (ad vitam)
In a Better World - Hævnen
In Bruges
In Good Company
In Her Shoes
In The Loop
In the Valley of Elah
In Time
Inception
Inconvenient Truth, An
Incredible Hulk, The
Incredibles, The
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
Indigènes - Dias de Glória
Infamous
Informant!, The
Informers, The
Inglourious Basterds
Inland Empire
Inner Life of Martin Frost, The
Inside Man
Intermission
Interpreter, The
Interview
Into the Wild
Introspective
Io Sono L’Amore
Iron Lady, The
Iron Man
Island, The
It Happened Just Before
It Might Get Loud
Ivresse du Pouvoir, L’

J
J. Edgar
Jacket, The
Japanese Story
Jarhead
Je Ne Suis Pas La Pour Être Aimé
Je Préfère Qu’on Reste Amis
Jeux d’Enfants
Jindabyne
Julie & Julia
Juno
Just Like Heaven
Juventude em Marcha

K
Kids Are All Right, The
Kill List
King Kong
King’s Speech, The
Kiss Kiss Bang Bang
Klimt
Knight and DayKovak Box, The

L
Laberinto del Fauno, El
Lady in the Water
Lake House, The
Land of Plenty
Lars and the Real Girl
Last King of Scotland, The
Last Kiss, The
Last Night
Last Station, The
Leatherheads
Letters From Iwo Jima
Levity
Libertine, The
Lie With Me
Life Aquatic with Steve Zissou, The
Life During Wartime
Life is a Miracle
Lions For Lambs
LIP, L’Imagination au Pouvoir, Les
Lisboetas
Little Children
Little Miss Sunshine
Livro Negro - Zwartboek
Left Ear
Lonely Hearts
Long Dimanche de Fiançailles, Un
Lost in Translation
Lou Reed's Berlin
Louise-Michel
Love Conquers All
Love and Other Drugs
Love in the Time of Cholera
Love Song for Bobby Long, A
Lovebirds, The
Lovely Bones, The
Lucky Number Slevin
Luna de Avellaneda
Lust, Caution

M
Machete
Madagascar
Made in Dagenham
Mala Educación, La
Malas Temporadas
Mammuth
Man About Town
Man On Wire
Management
Manuale d’Amore
Maquinista, O
Mar Adentro
Margin Call
Margot at the Wedding
Maria Cheia de Graça
Marie Antoinette
Martha Marcy May Marlene
Mary
Match Point
Me And You And Everyone We Know
Meek's Cutoff
Melancholia
Melinda and Melinda
Memórias de uma Geisha
Men Who Stare at Goats, The
Método, El
Mi Vida Sin Mí
Michael Clayton
Micmacs à Tire Larigot
Midnight in Paris
Milk
Million Dollar Baby
Mio Fratello è Figlio Unico
Moine, Le
Momma’a Man
Moneyball
Monster
Moon
Morning Glory
Mother (Madeo)
Mother, The
Moustache, La
Mozart and the Whale
Mrs Henderson Presents
Mujer Sin Cabeza, La
Munique
Music & Lyrics
My Blueberry Nights
My Week With Marilyn
My Son, My Son, What Have Ye Done
Mysterious Skin

N
Nana, La
Nathalie
Ne Le Dis À Personne
Ne Te Retourne Pas
NEDS
New World, The
Ni pour, ni contre (bien au contraire)
Niña Santa, La
Night Listener, The
Night on Earth
Nightmare Before Christmas, The
Ninguém Sabe
No Country For Old Men
No Reservations
No Sos Vos, Soy Yo
Nombres de Alicia, Los
North Country
Notes on a Scandal
Number 23, The

O
Ocean’s Thirteen
Odore del Sangue L’
Offside
Old Joy
Oldboy
Oliver Twist
Once
Onda, A - Die Welle
Ondine
Orgulho e Preconceito
Orly

P
Pa Negre (Pan Negro)
Painted Veil, The
Palais Royal!
Para Que No Me Olvides
Paradise Now
Paranoid Park
Parapalos
Paris
Paris, Je T’Aime
Passager, Le
Passenger, The (Professione: Reporter)
Patti Smith - Dream of Life
Perder Es Cuestión de Método
Perfume: The Story of a Murderer
Persépolis
Personal Velocity
Petite Lili, La
Piel Que Habito, La
Pink
Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
Planet Terror
Playtime
Please Give
Post Mortem
Poupées Russes, Les
Prairie Home Companion, A
Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire
Prestige, The
Presunto Culpable
Pretty In The Face
Prophète, Un
Promeneur du Champ de Mars, Le
Promotion, The
Proof
Proposition, The
Prud'Hommes
Public Enemies

Q
Quantum of Solace
Quatro Noites Com Anna
Queen, The
Quelques Jours en Septembre
Qui M’Aime Me Suive

R
Rabia
Rachel Getting Married
Raison du Plus Faible, La
Ratatouille
Re-cycle
Reader, The
Red Eye
Red Road
Redacted
Refuge, Le
Religulous
Reservation Road
Reservoir Dogs
Resident, The
Restless
Revenants, Les
Revolutionary Road
Ring Two, The
Road, The
Road To Guantanamo, The
Rois et Reine
Rôle de sa Vie, Le
Romance & Cigarettes
Rubber
Rum Diary, The
S
Sabor da Melancia, O
Safety of Objects, The
Salt
Salvador (Puig Antich)
Samaria
Sauf Le Respect Que Je Vous Dois
Savages, The
Saw
Saw II
Saw III
Scaphandre et le Papillon, Le
Scanner Darkly, A
Science des Rêves, La
Sconosciuta, La
Scoop
Scott Pilgrim vs. The World
Secret Window
Secreto de Sus Ojos, El
Selon Charlie
Sem Ela...
Semana Solos, Una
Señora Beba
Sentinel, The
Separação, Uma - Jodaeiye Nader az Simin
Séptimo Día, El
Séraphine
Seres Queridos
Serious Man, A
Sex is Comedy
Sexualidades - En Soap
S&Man
Shady Grove
Shame
Shattered Glass - Verdade ou Mentira
She Hate Me
Shooting Dogs
Shopgirl
Shortbus
Shrek 2
Shrek The Third
Shrink
Shutter Island
Sicko
Sideways
Silence de Lorna, Le
Silk
Simpsons Movie, The
Sin City
Single Man, A
Sky Captain and the World of Tomorrow
Slumdog Millionaire
Smart People
Social Network, The
Soeurs Fâchées, Les
Soledad, La
Solitudine dei Numeri Primi, La
Somewhere
Son of Rambow
Sonny
Snow
Snow Cake
Spanglish
Spread
Squid and the Whale, The
Star Trek
Still Life
Stop Making Sense
Stranger Than Fiction
Strings
Submarine
Sunshine
Super 8
Sweeney Todd
Syriana

T
Tabloid
Tarnation
Tartarugas Também Voam, As
Taxidermia
Te Doy Mis Ojos
Temps du Loup, Le
Temps Qui Changent, Les
Temps Qui Reste, Le
Temporada de Patos
Teta Asustada, La
Thank You For Smoking
There Will Be Blood
This Is England
This Movie Is Broken
This Must Be The Place
Thirst
Thor
Three Burials of Melquiades Estrada, The
Thumbsucker
Tideland
Tigre e la Neve, La
Time Traveler's Wife, The
Tinker, Tailor, Soldier, Spy
To Take A Wife
Todos os Outros – Alle Anderen
Tonite Let's All Make Love in London
Tournée
Toy Story 3
Transamerica
Transsiberian
Travaux, On Sait Quand Ça Commence
Tree of Life, The
Très Bien, Merci
Três Macacos, Os
Trilogia Lucas Belvaux
Triple Agent
Tristram Shandy: A Cock and Bull Story
Tropa de Elite
Tropa de Elite 2
Tropic Thunder
Tropical Malady
Trust the Man
Tsotsi
Tueur, Le

U
United States of Leland
Unknown
Untergang, Der - A Queda
Up
Up In The Air

V
V For Vendetta
Vacancy
Valkyrie
Valsa com Bashir
Vanity Fair
Vantage Point
Vera Drake
Vers Le Sud
Vicky Cristina Barcelona
Vida Secreta de las Palabras, La
Vidas dos Outros, As (Das Leben der Anderen)
Vie en Rose, La
Village, The
Vipère au Poing
Visitor, The
Viva
Volver

W
Walk Hard: The Dewey Cox Story
Walk the Line
WALL-E
War, Inc.
War of the Worlds
Wassup Rockers
Waste Land - Lixo Extraordinário
Watchmen
What a Wonderful Place
What the #$*! Do We (K)now!?
Whatever Works
When in Rome
Where the Truth Lies
Where The Wild Things Are
Whip It
Whisky
We don’t care about music anyway…
We Dont’t Live Here Anymore
Weisse Band, Das – O Laço Branco
Wide Awake
Wilbur Wants to Kill Himself
Wind That Shakes The Barley, The
Winter’s Bone
Woman Under The Influence, A
Woodsman, The
World, The
World Trade Center
Wrestler, The

X
X-Files: I Want To Believe, The
X-Men: First Class
X-Men Origins: Wolverine

Y
Yo Soy La Juani
Young Adult
Youth in Revolt
Youth Without Youth

Z
Zack And Miri Make A Porno

Zodiac
Arquivo

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Festivais e Prémios
- FANTASPORTO
- FESTROIA
- INDIE LISBOA
- FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO DE LISBOA
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE VILA DO CONDE
- DOCLISBOA
- CINANIMA
- CineECO
- FamaFEST
- FICA
- FESTIVAL DE CINEMA LUSO-BRASILEIRO DE SANTA MARIA DA FEIRA
- fest | FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO JOVEM DE ESPINHO
- CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS
- FESTIVAL DE CANNES
- LES CÉSAR DU CINEMA
- PREMIOS GOYA
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE DONOSTIA - SAN SEBASTIAN
- LA BIENNALE DI VENEZIA
- FESTIVAL INTERNAZIONALE DEL FILM - LOCARNO
- INTERNATIONALE FILMSPIELE BERLIN<
- BAFTA
- LONDON FILM FESTIVAL
- EDINBURGH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
- OSCAR
- SUNDANCE FILM FESTIVAL
- GOLDEN GLOBES
- NEW YORK FILM FESTIVAL
- SAN FRANCISCO FILM FESTIVAL
- TORONTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
- MONTRÉAL WORLD FILM FESTIVAL
- ROTTERDAM INTERNATIONAL FILM FESTIVAL